O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou nesta segunda-feira que mais 25 empresas do setor de carne foram autorizadas a exportar produtos para a China. Com isso, o total de companhias habilitadas passa de 64 para 89.
De acordo a Agência Brasil, o órgão público recebeu um comunicado da GACC, órgão de sanidade chinês, com a informação de que essas plantas foram habilitadas para a exportação de carne para a China. Dos 25 frigoríficos, que já podem exportar imediatamente, 17 são de carne bovina, 6 de frango, um de porco e um de asinino.
As negociações foram tratadas pelo Mapa em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores e a Embaixada do Brasil em Pequim.
O país asiático é o principal parceiro comercial do agronegócio do Brasil. Somente de janeiro a junho deste ano, a China comprou US$ 1,75 bilhão em carnes. O aumento por proteínas animais vem crescendo desde 2018, quando uma crise de peste suína atingiu a região chinesa.
Veja a lista das empresas autorizadas:

Na Bolsa de Valores de São Paulo, os papéis da Marfrig (MRFG3) operam com ganhos de mais de 7%. Você pode acompanhar em tempo real direto com o TradeMap.

Foto: Agropecuária Grande Lago