O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) informou que nesta terça-feira (27) que aprovou um crédito de R$ 565 milhões para a Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3) modernizar fornos de eletrólise em sua fábrica na cidade de Alumínio (SP).
O projeto a que os recursos serão destinados é um dos anunciados pela companhia à época do IPO, em 2021.
Segundo o banco, o investimento servirá para implantar um sistema de alimentação automática aos fornos, de forma a reduzir emissões atmosféricas e de gases do efeito estufa na etapa do processo produtivo que transforma o óxido de alumínio em alumínio líquido.
“A tecnologia também promoverá redução no consumo de água e ganhos em eficiência e segurança para a operação. Em relação à energia, a iniciativa deve propiciar diminuição equivalente ao consumo energético de 30 mil residências”, afirmou o BNDES.
O investimento da CBA faz parte da agenda ecológica da empresa, na qual pretende reduzir em 40% as emissões de gases de efeito estufa em sua produção desde a mineração até os produtos fundidos até 2030.
O financiamento, que ocorre por meio do “Finem Fundo Clima” e do “Finem Meio Ambiente”, será utilizado principalmente para a aquisição de máquinas e equipamentos, montagem eletromecânica e materiais de instalação.