BTG Pactual prefere Minerva (BEEF3) e JBS (JBSS3) no setor de carnes, mas monitora BRF (BRFS3)

BTG Pactual diz que setor de carne do Brasil é "o lugar para se estar" para quem pensa em investir em empresas de proteínas

Foto: Shutterstock

As melhores opções para investir no segmento de proteínas no Brasil são a Minerva (BEEF3) e a JBS (JBSS3), nesta ordem, mas as perspectivas estão ficando cada vez mais positivas para a BRF (BRFS3), disse o BTG Pactual em um relatório.

Segundo o banco, o setor de carne bovina do Brasil é “o lugar para se estar” no momento para quem quer investir em empresas ligadas à produção de proteínas, principalmente porque, enquanto por aqui as exportações estão a todo vapor, nos Estados Unidos o “super ciclo” de preços destes produtos começa a dar sinais de fadiga.

“Achamos que a demanda internacional por proteínas do Brasil está forte como sempre”, disse o BTG Pactual. “As exportações de carne bovina e de frango do Brasil registraram volumes, preços e spreads mais fortes no segundo trimestre, o que deve servir de base para resultados sólidos das companhias no período”, acrescentou.

⇨ Acompanhe as notícias de mais de 30 sites jornalísticos de graça! Inscreva-se no TradeMap!

O banco ressaltou que no segundo trimestre o Brasil exportou um volume 18% maior de carne bovina em relação ao mesmo período do ano passado, diante de demanda mais forte na China e de uma oferta mais ampla de animais. Os preços não ficaram atrás, subindo 31% na comparação anual em dólares,

“Isso deve contribuir para resultados fortes das empresas brasileiras de carne bovina no segundo trimestre. Como a oferta de animais deve continuar aumentando e a demanda internacional não mostra sinais de desaceleração, essas companhias também devem apresentar resultados favoráveis no segundo semestre”, afirmou o BTG Pactual.

No caso da carne de aves, o volume de exportações também cresceu no segundo trimestre – em 7% na comparação anual -, enquanto a oferta de animais diminuiu. Esta combinação de produção menor e vendas em alta, puxada pela forte demanda internacional – em particular no Oriente Médio – favorecem um movimento de aumento nos preços.

No segundo trimestre, o preço em dólares da carne de aves exportada pelo Brasil aumentou 33,7% ante igual período de 2021. Ao mesmo tempo, os preços da ração ficaram relativamente estáveis na mesma comparação, disse o BTG.

“Com um movimento favorável na receita (as vendas em reais no segundo trimestre aumentaram 33% na comparação anual) o trimestre deve ser forte para as empresas do ramo de aves no Brasil”, disse o banco, afirmando que continua com recomendação neutra para as ações da BRF (BRFS3), mas que há chances cada vez maiores de as margens de lucro da companhia se recuperarem.

Por volta das 11h30, as ações da JBS caíam 0,25%, a 31,64, enquanto as da Minerva subiam 1,88%, a 13,95. Os papéis da BRF tinham alta de 4,48%, a R$ 14,92, enquanto os da Marfrig (MRFG3), aos quais o BTG Pactual atribui recomendação neutra, avançavam 1,11%, a R$ 12,72.

Compartilhe:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.