Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Braskem (BRKM5) registra pedido de oferta pública de ações nos EUA

Papéis serão vendidos pela Petrobras e pela NSP Investimentos

Foto: Divulgação

A Braskem (BRKM5) enviou à SEC (Securities and Exchange Commission), o equivalente à CVM dos Estados Unidos, um documento para solicitar a oferta pública de até 154.886.547 ações detidas pela NSP Investimentos e pela Petrobras (PETR4).

A oferta, primária e secundária, deverá ocorrer ao mesmo tempo no Brasil e no exterior, de modo que serão vendidas tanto ações quando ADRs (American Depositary Recepits, recibo de empresas estrangeiras negociado em Bolsas americanas).

No fechamento do pregão desta sexta-feira, dia 14, as ações da Braskem tiveram alta de 0,21% na Bolsa brasileira, cotadas a R$ 52,16. Em Nova York, seus ADRs (BAK) fecharam em alta de 0,27%, a US$ 18,85.

A companhia informou ainda que, até o momento, as ações da empresa detidas pela NSP, que está em recuperação judicial, são objeto de alienação fiduciária. Espera-se que os credores autorizem a B3 a liberar os papéis quando a oferta for estabelecida.

Os recursos obtidos com a oferta, por sua vez, serão utilizados pela NSP para pagar seus credores. “No entanto, a venda de qualquer ação pela NSP na oferta global irá depender do consentimento dos credores, que deve ser concedido até a precificação desta oferta”, diz o documento.

A Petrobras já havia anunciado sua intenção de se desfazer dos papéis da Braskem até fevereiro. O documento protocolado pela Braskem, porém, não faz menção à Novonor (ex-Odebrecht), outra acionista controladora que também tem manifestado interesse em vender sua fatia.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.