Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Braskem (BRKM5) faz parceria com Sojitz para avançar em plásticos de origem renovável

Acordo entre Braskem e Sojitz prevê desenvolvimento de tecnologia e investimentos em três unidades industriais

Foto: Divulgação / Braskem

A Braskem (BRKM5) fará uma parceria com a japonesa Sojitz para produzir, a partir de fontes renováveis, matérias-primas usadas na fabricação de garrafas PET e resinas. Hoje, os insumos usados nestes produtos são em sua maioria nafta, gás ou carvão, todos eles materiais de origem fóssil.

Sob os termos da parceria, as duas empresas criarão uma joint venture para produzir e vender bio-MEG (monoetilenoglicol) e bio-MPG (monopropileno glicol). O plano de negócios prevê também que, após a conclusão do desenvolvimento da tecnologia, sejam feitos investimentos em três unidades industriais. Os valores envolvidos no acordo não foram divulgados.

A Braskem tenta pelo menos desde 2017 encontrar uma forma de produzir MEG e MPG a partir de fontes renováveis. Naquele ano, a empresa se aliou à dinamarquesa Haldor Topsoe para desenvolver a tecnologia, e no final de 2020 anunciou que conseguiu produzir amostras de bio-MEG a partir de açúcar.

A parceria com a Sojitz ainda depende de aprovação de órgãos concorrenciais – como o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Dados da IHS divulgados pela Braskem apontam que o mercado global de MEG representou aproximadamente US$ 25 bilhões em 2021 e é predominantemente abastecido por matérias-primas de base fóssil.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.