Navegue:
Bolsas no exterior estão em clima negativo desde quinta-feira; entenda o motivo

Bolsas no exterior estão em clima negativo desde quinta-feira; entenda o motivo

Comentário de presidente do banco central dos EUA alterou visão do mercado sobre juros - com consequências negativas para ações

Gráfico do mercado com moedas

Foto: Shutterstock

Por:

Compartilhe:

Por:

Enquanto o mercado brasileiro estava fechado na quinta-feira (21), por causa de um feriado, no exterior as bolsas entraram num clima negativo, reagindo a um comentário de Jerome Powell, o presidente do banco central dos Estados Unidos.

Durante um evento promovido pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), ele reiterou que a instituição pretende combater a inflação – o que era esperado -, mas sinalizou que, para isso, os juros no país podem subir mais rápido.

“É apropriado, do meu ponto de vista, nos movermos um pouco mais rapidamente”, disse ele, a respeito do movimento de alta nos juros americanos. “Eu diria que 50 pontos-base estaria na mesa para a reunião de maio”, acrescentou, referindo-se à possibilidade de um aumento de 0,5 ponto porcentual nas taxas dos EUA.

Os investidores já esperavam que os juros americanos subissem neste ritmo em maio, mas o comentário de Powell fez o mercado ajustar as previsões para a trajetória das taxas nos meses seguintes – a aposta para o aumento dos juros americanos em junho, por exemplo, passou de 0,50 para 0,75 ponto porcentual, de acordo com dados do CME Group.

A alta nos juros americanos significa menos liquidez no mercado financeiro e retornos crescentes para a renda fixa, o que tende a prejudicar o mercado de ações.

O S&P 500, um dos principais índices acionários dos EUA, fechou o pregão de ontem em baixa de 1,48%, enquanto o Dow Jones e o Nasdaq Composto, outros dois índices relevantes, caíram 1,05% e 2,07%. Hoje, Dow Jones opera em baixa de 0,2% no mercado futuro, enquanto S&P 500 está estável. O Nasdaq, por sua vez, sobe 0,3%.

Na Europa, os mercados de ações já estavam fechados na quinta-feira quando Powell começou a falar, e não sentiram os efeitos da fala do presidente do banco central americano. O índice Euro Stoxx 50, que reúne as 50 principais ações dos países da zona do euro, subiu 0,80% ontem, mas hoje cai 1,5%, reagindo tardiamente aos comentários. 

Compartilhe:

Tags:

Compartilhe: