Apesar de abrir no campo positivo nesta segunda-feira, 17, o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, encerrou em queda de 0,25%, aos 106.016 pontos.
O indicador foi pressionado pela Vale (VALE3), que caiu 1,19%, e em meio à nova previsão de que o arcabouço fiscal seja entregue ao Congresso na terça-feira ou outro dia desta semana.
Do lado das maiores quedas, a ação da 3R Petroleum (RRRP3) liderou o ranking, com um forte recuo de 15,70%. No domingo à noite, a petroleira informou a intenção de captar entre R$ 600 milhões e R$ 900 milhões em um aumento de capital privado – o que significa que é destinado, inicialmente, aos acionistas.
Segundo a matéria do Seu Dinheiro, a adesão não é obrigatória, mas quem não colocar mais dinheiro no aumento de capital poderá sofrer uma diluição de até 15,3%.
Em seguida, os ativos da Eletrobras (ELET3; ELET6) fecham a lista das maiores baixas do dia, com queda de 3,75% e 3,31%, respectivamente.
Enquanto isso, no outro sentido, Locaweb (LWSA3), JBS (JBSS3) e Lojas Renner (LREN3) foram os papéis que mais subiram no pregão, com ganhos de 4,44%, 2,71% e 2,70%, nessa mesma ordem.
No cenário externo, os três principais índices acionários dos Estados Unidos finalizaram esta segunda em alta. Confira:
- Dow Jones: +0,30%
- S&P 500: +0,33%
- Nasdaq: +0,28%
Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.