A Petrobras (PETR3;PETR4) informou nesta segunda-feira, 13, que assinou contrato com a Gerdau (GGBR4) para o fornecimento de gás natural no ambiente livre de comercialização para a unidade da siderúrgica localizada em Ouro Branco (MG).
De acordo com a petroleira, trata-se da primeira migração contratual de um cliente do mercado cativo para o mercado livre, além de ser um “marco no processo de abertura do mercado de gás natural”.
“Essa parceria com a Petrobras coroa a estratégia da Gerdau de buscar o desenvolvimento e suprimento do mercado de gás no Brasil”, disse Vinicius Moura, gerente geral de Suprimentos da Gerdau.
Além de reforçar os laços comerciais entre as duas empresas, o acordo busca viabilizar o ambiente de comercialização de gás natural aberto, competitivo, sustentável e cada vez mais desenvolvido no Brasil.
Para a Petrobras, o contrato com a Gerdau representa a indexação de um mix de produtos com vigência até 2025.
Desse modo, o acordo faz parte da carteira de novos produtos da Petrobras lançados neste ano e oferece a seus clientes uma melhor gestão de seu portfólio de compras de gás.
“O acordo direto entre a Petrobras e a Gerdau materializa a orientação da Petrobras de ir ao encontro dos objetivos do consumidor, ofertando novos produtos e soluções comerciais aderentes às necessidades dos clientes”, disse Rodrigo Costa, diretor de Refino e Gás Natural da Petrobras.
Enquanto isso, para a siderúrgica, significa a incorporação de segurança de suprimento e condições comerciais mais favoráveis ao seu perfil de atuação.
Vale destacar que o início do fornecimento está previsto para o dia 01 de janeiro de 2022, após a celebração de contrato de serviço de distribuição entre a Gerdau e a Companhia Distribuidora Local.