Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Vendas do varejo caem 0,2% em janeiro, segundo IBGE

O recuo foi reflexo da interrupção de pagamento do auxílio emergencial

O volume de vendas do comércio varejista recuou 0,2% em janeiro ante o mês anteriorde acordo com dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgados nesta sexta-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Tal percentual confirmou o resultado negativo de dezembro, quando havia recuado 6,2% na margem e obteve queda de 2,2% na variação trimestral. 

O recuo refletiu os impactos do retorno das restrições de atividades devido ao agravamento da pandemia ao redor do país e à interrupção do pagamento do Auxílio Emergencial no último mês de 2020. 

Cristiano dos Santos, gerente da PCM, indicou observar certa estabilidade nos dados de janeiro, ainda que a maior parte das atividades que compõem o indicador tenha mostrado queda. 

Das oito atividades analisadas, cinco obtiveram taxas negativas quando comparadas a dezembro, como o setor de hipermercados e produtos alimentíciosque recuou 1,6%. 

O setor de combustíveis e lubrificantes manteve-se estável, com uma percentagem de –0,1%. 

Já o setor de artigos de uso pessoal e doméstico e o de equipamentos de informática e materiais para escritório impactaram positivamente os dados, mostrando crescimento respectivo de 8,3% e 2,2%. 

Para saber mais sobre os dados da PCM e ler a pesquisa do IBGE na íntegra, clique aqui. 

Foto: Eduardo Peret/Agência IBGE Notícias

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.