Varejo cresce 13,9% em maio, diz IBGE

[vc_column width=”1/1″][vc_column_text css=”.vc_custom_1580925754915{padding-right: 13% !important;padding-left: 13% !important;}”]

O comércio varejista nacional cresceu 13,9% em maio deste ano na comparação com o mês anterior, na série com ajuste sazonal. As informações são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira, 8, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o instituto, trata-se da maior alta da série histórica da pesquisa, iniciada em janeiro de 2000.

Em relação a maio de 2019, na série sem ajuste sazonal, o varejo apresentou um recuo de 7,2%. Enquanto isso, no acumulado do ano, o comércio varejista caiu 3,9%.

Já o acumulado nos últimos doze meses manteve-se estável, apontou o IBGE em nota.

De forma geral, o desempenho ficou acima da mediana das estimativas de 32 consultorias e instituições financeiras consultadas pelo Valor Data, de alta de 5,7% no período reportado.

O volume de vendas do varejo ampliado, que inclui o comércio de veículos e material de construção, cresceu 19,6% em relação a abril. Já em comparação ao mesmo período do ano anterior, o comércio varejista ampliado teve uma queda de 14,9%.

Para ler a pesquisa na íntegra, clique aqui.

Foto: Getty Images

[/vc_column_text][/vc_column]

Compartilhe:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.