Terça-feira de recuperação para bolsas mundiais

Por aqui a CPI da Covid-19 ouve o ex-ministro Ernesto Araújo e a Câmara vora a reforma administrativa.

As bolsas europeias tentam uma recuperação nesta terça-feira, 18, após alguns indicadores divulgados ontem virem dentro do esperando e as medidas de distanciamento social diminuírem nos países do bloco.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, tem defendido uma reabertura cautelosa no Reino Unido, alertando a população para ter cuidado com a nova variante do vírus originada na Índia. Até o momento, o país já vacinou mais de 50% da sua população.

Os futuros americanos também apontam para alta hoje. Isso porque o temor da inflação que acompanham os investidores por lá a dias está em segundo plano, no momento, a expectativa de uma recuperação econômica com o relaxamento do isolamento social está maior.

Entretanto, o mercado segue de olho na divulgação da Ata da última reunião do Fed, marcada para quarta-feira, 19, para maiores esclarecimentos sobre como a instituição enxerga os sinais recentes de alta da inflação.

As commodities dão sinais de alta no dia de hoje, com o petróleo Brent chegando a US$ 70 o barril, em vista das reaberturas nos países que aumentam a demanda pelo óleo.

Na agenda de indicadores, o dia reserva a divulgação do dado de construções de moradias em abril nos EUA e a fala de representantes dos Fed, Raphael Bostic e do Robert Kaplan.

Enquanto isso, as bolsas asiáticas fecharam o dia em alta, revertendo as quedas de ontem. Porém, houve divulgação de dados da economia do Japão que mostraram uma queda de 1,3% no PIB do primeiro trimestre. Na comparação anualizada, a atividade econômica japonesa registrou retração de 5,1% entre janeiro e março em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Cenário interno 

No Brasil, mais uma vez as projeções para o crescimento do PIB de 2021 foram elevadas pelo Banco Central. De uma expansão de 3,21% na semana passada, para uma alta de 3,45% na mediana das expectativas desta semana.

Já a inflação também teve sua perspectiva elevada, com o IPCA saindo de 5,06% para 5,15% em 2021, enquanto a taxa básica de juros, Selic, se manteve em 5,50% ao ano para 2021.

No campo político, a CPI da Covid-19 retoma seus trabalhos com o depoimento de dois ex-ministros, Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, e Eduardo Pazuello, da Saúde.

Outros temas a serem acompanhados nesta terça-feira são a votação da reforma administrativa na CCJ da Câmara e o desenrolar sobre a privatização da Eletrobras.

Compartilhe:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.