Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

RaiaDrogasil registra lucro de R$ 188,7 milhões no 1º trimestre, alta de 29%

Em termos ajustados, o lucro líquido atingiu a marca de R$ 177,9 milhões no trimestre encerrado em março

A RaiaDrogasil (RADL3) finalizou o primeiro trimestre de 2021 com um lucro líquido de R$ 188,7 milhões, cifra 29% superior frente à registrada no mesmo intervalo de 2020.

Em termos ajustados, o lucro líquido atingiu a marca de R$ 177,9 milhões no trimestre encerrado em março, o que representa um avanço de 16,5% no comparativo anual.

A receita líquida cresceu 13,5% no ano a ano, para R$ 5,62 bilhões. Já o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) foi de R$ 432,3 milhões, um avanço de 20,4% na mesma base de comparação.

“Nosso crescimento de receita foi penalizado pelo pico de demanda registrado no 1º trimestre de 2020, em antecipação ao isolamento social que começou em abril daquele ano. E mesmo com uma base de comparação alta, nossas lojas maduras, ajustadas pelo efeito calendário, cresceram apenas 0,3 ponto percentual abaixo da inflação de 6,1% registrada no período”, afirmou a companhia.

O Ebitda ajustado (excluindo fatores como doações e créditos fiscais de períodos passados) apresentou alta de 12,6% frente ao primeiro trimestre do ano anterior, para R$ 415,9 milhões. A margem Ebitda caiu 0,1 ponto percentual, para 7% no período em análise.

Lojas

A farmacêutica terminou o primeiro trimestre com 2.319 lojas, após o fechamento de 20 unidades e 40 aberturas orgânicas. Em nota divulgada ao mercado, a RaiaDrogasil informou que os atendimentos somaram 65,5 milhões.

A participação nacional de mercado atingiu 14,1% entre janeiro e março de 2021, expansão de 0,3 ponto percentual frente ao mesmo período de 2020. Segundo a farmacêutica, o maior avanço foi reportado na região Norte do país, com a participação passando de 4% para 5,6%.

Enquanto isso, as vendas nas mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês) reportaram um avanço de 8,6% no período.

OTC

O mercado de medicamentos isentos de prescrição (OTC, na sigla em inglês) apresentou destaque no balanço da RaiaDrogasil, impulsionado principalmente com a venda de produtos relacionados à pandemia, como álcool em gel, máscaras, vitaminas e testes de Covid-19. O indicador teve um crescimento de 1,3 p.p. no mix de vendas, para 23,2% no período.

Para ver mais dados referentes ao 1º trimestre de 2021, acesse a Lâmina de Empresas da RaiaDrogasil no TradeMap Web

Foto: ICTQ

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.