Presidente do Federal Reserve anuncia meta de inflação

Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), anunciou nesta quinta-feira, 27, que a autoridade monetária terá como meta uma média de 2% de inflação.

A mudança na estratégia, em razão do apoio ao mercado de trabalho e à economia geral dos Estados Unidos, deixa de lado uma receita que vem sendo seguida pelo Fed há mais de 30 anos.

“Nova estratégia é uma forma flexível de meta de inflação”, destacou Powell durante seu discurso no Simpósio em Jackson Hole. Devido à pandemia de Covid-19, o evento ocorreu no ambiente online pela primeira vez na história.

Para o presidente da autarquia financeira, a estratégia reflete a visão do BC norte-americano de que o mercado de trabalho robusto pode ser sustentado sem causar um “surto de inflação”.

Dessa forma, o anúncio do Federal Reserve também indica que a autarquia não deve começar a subir os juros quando a taxa de desemprego cair, uma vez que a inflação também não aumente.

Foto: Joshua Roberts/Reuters

Compartilhe:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.