Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Pfizer compra Trillium Therapeutics por US$ 2,2 bilhões

A conclusão ainda está sujeita a condições usuais e à aprovação judicial e regulatória

A Pfizer (Nyse: PFE) anunciou nesta segunda-feira, 23, a aquisição da Trillium Therapeutics (Nasdaq/TSX: TRIL), empresa de imuno-oncologia de estágio clínico que desenvolve terapias para o tratamento do câncer.  

De acordo com a companhia, serão compradas todas as ações em circulação da adquirida ainda não pertencentes à Pfizer por um valor patrimonial de U$ 2,26 bilhões em dinheiro. 

O montante equivale a U$ 18,50 por papel, o que representa um ágio de 118% em relação ao preço médio dos últimos 60 dias dos ativos da Trillium. 

O portfólio da adquirida inclui produtos biológicos que são projetados para aumentar a capacidade do sistema imunológico inato dos pacientes de detectar e destruir células cancerígenas.  

“O anúncio de hoje reforça nosso compromisso em buscar avanços científicos com a adição de moléculas potencialmente melhores da classe ao nosso pipeline inovador”, afirmou Andy Schmeltz, presidente global e gerente geral da Pfizer Oncology.  

De acordo com Schmeltz, a compra é baseada em seu “forte histórico” em oncologia e amplia seu portfólio de hematologia. 

“Nossa profunda experiência na compreensão da ciência dos cânceres de sangue, junto com a base de conhecimento diversificada que desenvolvemos em nosso portfólio crescente de hematologia de oito terapias aprovadas e investigacionais, nos fornecem uma base para promover esses medicamentos potenciais importantes para os pacientes que deles precisam”, completou. 

Em 2020, mais de 1 milhão de pessoas foram diagnosticadas com câncer no sangue em todo o mundo, o que representa aproximadamente 6% de todos os diagnósticos de câncer.  

No ano, cerca de 700 mil pessoas morreram devido a este tipo da doença. 

“Com o alcance global e as profundas capacidades da Pfizer, acreditamos que nossos programas avançarão mais rapidamente para os pacientes que sempre desejamos atender. Acreditamos que este é um bom resultado para os pacientes e nossos acionistas”, disse o CEO da Trillium, o médico Jan Skvarka. 

Em setembro do ano passado, Pfizer investiu US$ 25 milhões na Trillium.  

Além disso, o vice-presidente sênior e diretor científico do Oncology Research & Development Group da empresa, Jeff Settleman, foi nomeado para o Conselho Consultivo Científico da Trillium.  

A conclusão da transação deve ser concluída por meio de um plano estatutário, de acordo com a Lei das Sociedades por Ações (British Columbia). 

O fechamento ainda está sujeito a condições usuais para transações desse tipo e à aprovação judicial e regulatória. 

 Foto: Pfizer/Divulgação

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.