Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Mudanças? Banco Inter planeja listar ações na Nasdaq

Nos Estados Unidos, a instituição financeira passará a se chamar Inter Plataform

O Banco Inter informou na manhã desta segunda-feira, 24, que pretende fazer uma reorganização societária para listar suas ações na Nasdaq, uma das bolsas dos Estados Unidos. Além disso, a instituição financeira planeja manter apenas recibos desses papéis, os chamados BDRs, negociados na B3.

No documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Inter afirma que tal mudança tem como objetivo oferecer à sua base de acionistas a possibilidade de continuar participando na evolução da história do banco.

A companhia fará uma nova oferta de ações (follow on) para reforçar o balanço. Dessa operação, a Stone já reservou parte dos papéis.

Segundo o comunicado, a empresa de maquininhas concordou em pagar R$ 57,84 por unit na oferta subsequente, já considerando o desdobramento dos papéis do Inter na proporção de um para três, aprovado na semana passada.

A notícia agradou o mercado, já que por volta das 11h18 (horário de Brasília), as units (BIDI11) disparavam mais de 16%. Nos últimos 12 meses, os papéis do Inter já acumulam mais de 610% de ganho, de acordo com número retirados do TradeMap.

Cara nova, nome novo

Nos EUA, o Banco Inter passará a se chamar Inter Plataform, como aponta o comunicado ao mercado. Após sua estreia na Nasdaq, a companhia terá duas classes de ações:

  • Class A Shares: vão conferir direito de um voto por ação
  • Class B Shares: darão voto plural, de titularidade do acionista controlador do Inter e seus filhos

A empresa prevê a incorporação e o resgate das ações negociadas hoje na Bolsa de Valores de São Paulo e a listagem na Nasdaq. Em troca, os atuais acionistas do banco na B3 poderão receber os novos ativos da Inter Plataform ou os recebidos de ações (BDRs, na sigla em inglês) lastreados nesses papéis.

De acordo com a instituição financeira, a alteração trará alguns benefícios, como:

  • Fortalecimento da posição como uma companhia global de tecnologia no setor financeiro
  • Futuro aumento na base e diversificação de investidores, clientes, serviços e produtos
  • Maior facilidade na comparação com outras instituições financeiras digitas e plataformas de ecommerce listadas naquele mercado
  • Permissão de emissão de ações com voto plural, com o objetivo de permitir futuros aumentos da base de capital que serão necessários para o crescimento e assegurar a obrigação regulatória de controle definido no Inter.

Foto: Banco Inter/Divulgação

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.