Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Itaú Unibanco deixa a administração da XP; ações serão transferidas para a XPart

A operação já havia sido aprovada pelo Fed, o banco central dos EUA

O Banco Central comunicou nesta terça-feira, 27, que aprovou a alteração societária relacionada ao Itaú Unibanco e a XP. Assim, as ações da XP Inc de titularidade do Itaú serão transferidas para a XPart. 

A operação já tinha sido aprovada pelo Federal Reserve (banco central americano) e aguardava somente o aval da autoridade monetária brasileira.  

Como os ativos da XP são listados na Nasdaq, bolsa americana de empresas de tecnologia, a operação também precisou ser submetida ao Fed. 

A decisão foi tomada na última sexta-feira, 23, após análise concorrencial e prudencial. 

Os 226,5 milhões de papéis detidos pelo Itaú representam 41,05% do capital da XP. 

Com a operação, a XPart se torna parte do acordo de acionistas com a XP, enquanto o Itaú Unibanco deixará a administração da companhia. 

XPart é uma nova empresa do grupo econômico Itaú sediada nos Estados Unidos. Entretanto, ela não pertence ao conglomerado bancário. 

O Acordo em Controle de Concentração (ACC), celebrado entre o Banco Central e as empresas controladas pelo Itaú Unibanco e pela XP Controle Participações, foi encerrado.  

Além disso, de acordo com o BC, a alteração organizacional não apresentou riscos prudenciais ou concorrenciais para o Sistema Financeiro Nacional (SFN). 

“É importante ressaltar que o Banco Central do Brasil permanecerá vigilante aos efeitos concorrenciais de movimentações societárias ocorridas nos mercados sob sua supervisão, podendo adotar medidas de ajuste que se façam necessárias à preservação da concorrência”, disse o banco em nota. 

O Banco Central ainda ressaltou que, por meio de acordos de cooperação com autoridades norte-americanas, tem plena condição de acompanhar fatos ocorridos no país que possam acarretar efeitos no SFN. 

Foto: Rahel Patrasso/Xinhua

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.