Impulsionado por e-commerce, Via Varejo registra lucro de R$ 336 mi no 4º trimestre

No acumulado de 2020, a companhia teve um lucro líquido contábil de R$ 1 bilhão

Saindo de prejuízo para um cenário positivo no quarto trimestre de 2020, a Via Varejo, dona das marcas Casas Bahia e Ponto Frio, reportou um lucro líquido de R$ 336 milhões. Durante o mesmo período de 2019, a varejista havia apresentado um prejuízo de R$ 875 milhões.

Essa mudança ocorreu devido ao salto do comércio eletrônico, além da reabertura das lojas físicas, que aceleram ganhos de produtividade.

No acumulado de 2020, a companhia teve um lucro líquido contábil de R$ 1 bilhão, enquanto no ano cheio de 2019 havia reportado perda de R$ 1,4 bilhão.

Enquanto isso, a receita líquida da Via Varejo foi de R$ 9,47 bilhões nos últimos três meses do ano passado, expansão de 24,4% em relação ao 4º trimestre de 2019. Em 2020, o indicador atingiu o patamar de R$ 28,9 bilhões, cifra 12,7% superior frente a 2019 – mesmo com a pandemia de Covid-19, que deixou 80% das lojas fechadas durante pelo menos um trimestre.

“As restrições de horários e funcionamento em algumas regiões, inclusive orientações de lockdown em diversos estados brasileiros, por conta do cenário de pandemia, impactaram o desempenho das lojas físicas no trimestre. Mesmo assim, apresentamos um crescimento positivo nas vendas mesmas lojas de 6,1% no 4T20, com aumento total de vendas de 5,6%”, destacou a empresa. Já a fatia das vendas digitais subiu de 24% para 38%.

Dessa forma, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado passou de um resultado negativo de R$ 35 milhões para um nível positivo de R$ 545 milhões, com a margem ajustada saindo de -0,5% para 5,8%.

No ano a ano, o Ebitda ajustado subiu 171,1%, passando de R$ 1,076 bilhão para R$ 2,917 bilhões.

Outro ponto que a varejista destacou em seu resultado divulgado nesta terça-feira, 2, foi o total vendido na plataforma da VVAR em 2020. O GMV (Gross Merchandise Value) alcançou R$ 38,8 bilhões, avanço de 21 pontos percentuais em comparação com o ano anterior. Desse total, 48,5% correspondem às vendas online.

Para 2021, a Via Varejo planeja abrir pelo menos 120 lojas físicas, com foco em cidades do Norte e Nordeste do país.

Para saber mais detalhes sobre o resultado da companhia, acesse o TradeMap Web e veja a Lâmina de Empresa da VVAR3.

Foto: Via Varejo

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