Ibovespa sobe 0,51%, PIB dos EUA, cenário político e o que move o mercado nesta quinta-feira

Ibovespa, principal indicador da B3, encerrou em alta de 0,51% no pregão desta quarta-feira, 25, aos 120.817,71 pontos. 

O índice seguiu a melhora das bolsas americanas, que foram puxadas por ações de bancos e de empresas ligadas à atividade, dado ao maior otimismo com o avanço da vacinação podendo ocasionar a redução da pandemia.  

Os investidores também continuam esperando pelas sinalizações dos membros do Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) no simpósio de Jackson Hole, que se reunirão amanhã, dia 27. 

Na última sessão, as ações que tiveram destaque de alta foram as do setor de papel e celulose, após relatório de analistas apontarem para os preços da celulose na China parecerem ter se estabilizado.  

As ações da Suzano (SUZB3) subiram 5,44% e da Klabin (KLBN11) apresentaram alta de 3,78%. 

Ainda por aqui, ontem foi divulgado o índice nacional de preços ao consumidor amplo base 15 (IPCA-15), que mostrou crescimento de 0,89% em agosto, acima da média das projeções do mercado e maior que o último dado divulgado. 

Também foram divulgados os dados da arrecadação federal da Receita, que somaram R$ 171,3 bilhões em julho, recorde para o mês e bem acima dos R$ 147,9 bilhões esperados.  

Agenda Econômica 

Para esta quinta-feira, 26, a agenda econômica reserva a divulgação do PIB dos Estados Unidos às 9h30 (horário de Brasília), além do relatório de pedidos de auxílio desemprego e a sondagem industrial de Kansas City.  

Por aqui, teremos somente o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

No entanto, os investidores deverão acompanhar o desenrolar do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a autonomia do Banco Central.  

A corte deve decidir se são constitucionais as regras que pretendem blindar a política monetária de decisões políticas.  

Vale destacar que a lei foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em fevereiro. 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.