Navegue:
Ibovespa com saldo positivo, feriado nos EUA, decisão da Opep+, volta da CPI da Covid e o que mais você precisa saber

Ibovespa com saldo positivo, feriado nos EUA, decisão da Opep+, volta da CPI da Covid e o que mais você precisa saber

O Ibovespa subiu pelo quinto dia seguido e terminou o pregão no maior patamar em mais de um mês, com a expectativa pelo Copom.
Por:

Compartilhe:

Por:

O Ibovespa conseguiu recuperar um pouco das perdas registradas nos últimos dias, encerrando o pregão de sexta-feira, 02, com alta de 1,56%, aos 127.621,65 pontos. Na semana, o índice acumulou saldo positivo, de 0,25% de crescimento. 

O bom humor dos investidores seguiu o clima quente de Nova York, após a divulgação do relatório de emprego (payroll) nos Estados Unidos apresentar bons números.  

O payroll indicou uma criação de 850 mil novos empregos urbanos em junho, ante os 720 mil esperados. Porém, o que chamou a atenção foi o aumento de 0,1 ponto percentual na taxa de desemprego, que saiu de 5,8% para 5,9%.  

Leia também: EUA criam 850 mil empregos em junho; taxa de desemprego fica em 5,9%

Trata-se de um reflexo da expansão do número de pessoas que buscam trabalho no país. Além disso, passa uma mensagem: o mercado de trabalho por lá está bombando, mas não fervendo.  

O que indica que o Fed deve manter seus estímulos econômicos por mais tempo, sem riscos de que a política monetária vá mudar em um curto prazo. Win-win, todos ganham.  

Com isso, as principais bolsas americanas fecharam em alta, com destaque para o S&P que alcançou um novo recorde. Dow Jones subiu 0,41%, S&P 500, +0,64%, e Nasdaq valorizou 0,66%. 

Do lado de cá, o mercado brasileiro acompanhou Wall Street, deixando por um dia o caos de Brasília de lado. O dia rendeu tanto que 73 das 84 ações do índice subiram.  

As blue chips, ações mais valiosas do IBOV, foram o destaque do pregão: PETR3 +0,91%; PETR4 +0,41%; VALE3 +2,07%; ITUB4 +1,08%; BBDC3 +1,64%; B3SA3 +0,61% 

Em relação a dados, houve divulgação dos números de produção industrial, referentes a maio. O indicador registrou um crescimento de 1,4%, após três meses consecutivos de queda. 

O resultado ficou abaixo da projeção dos analistas consultados pela Refinitiv, de 1,7%. Na comparação anual, o aumento foi de 24%, 1 p.p. abaixo da expectativa.   

Agenda Econômica 

A semana vem mais curta. Nesta segunda, 05, as bolsas de Nova York não abrem para o feriado do Dia da Independência nos EUA. Por aqui, São Paulo tem o feriado de 9 de julho na sexta-feira.  

Com isso, as atenções devem se concentrar no noticiário político em Brasília, que irá votar indicações para o Banco Central e o Cade a partir de hoje. Também tem a continuidade da CPI da Covid.  

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+) não conseguiu chegar a um acordo sobre sua política de produção do óleo. O grupo deve se encontrar novamente nesta segunda-feira.

Até o momento, todos os membros, menos os Emirados Árabes Unidos, concordaram em reduzir o nível dos cortes de produção agora e estendê-los até o final do ano que vem, segundo informações da Reuters.

Compartilhe:

Tags:

Compartilhe: