Navegue:
GPA registra queda de 95,9% em lucro no 2º trimestre

GPA registra queda de 95,9% em lucro no 2º trimestre

Segundo a companhia, o resultado foi impactado pelas novas restrições impostas para conter a nova onda da pandemia de covid-19 e devido à forte base de comparação com o ano anterior

Grupo Pão de Açúcar
Por:

Compartilhe:

Por:

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) registrou um lucro líquido consolidado de R$ 4 milhões no segundo trimestre de 2021, queda de 95,9% ante mesmo período de 2020.

Segundo a companhia, o resultado foi impactado pelas novas restrições impostas para conter a nova onda da pandemia de covid-19 e devido à forte base de comparação com o ano anterior.

Além disso, a companhia anunciou que o resultado do fechamento de 32 lojas ao longo de 2020 como parte de seu processo de otimização do portfólio teve impacto negativo em 1,6 ponto percentual.

Dessa forma, sua receita líquida apresentou queda de 5,3% entre abril e junho, ficando em R$ 11,88 bilhões.

No trimestre, houve a conversão de 2 lojas Extra Supermercado para Mercado Extra e o fechamento de 3 lojas, sendo 1 Pão de Açúcar, 1 Mini Extra e 1 Drogaria. No Grupo Éxito foram abertas 2 lojas na Colômbia, 1 abertura por conversão e fechamento de 1 loja no Uruguai.

O e-commerce alimentar do GPA Brasil, tanto no estoque próprio quanto no marketplace, registrou crescimento de 32% no segundo trimestre de 2021 ante igual período de 2020. As vendas digitais já representam 8,2% da venda total do segmento de alimentos do GPA Brasil.

A companhia enfatiza que manteve alto o seu market share, atingindo 76% de share no autosserviço (1P- Ebit Nielsen) no trimestre, enquanto no marketplace (3P) vem elevando em cerca de três vezes o número de lojistas virtuais, com o dobro de ofertas disponíveis em sua plataforma.

Além disso, foi iniciada a atuação no Marketplace Out através de uma parceria com o Mercado Livre, aliada as parcerias que o grupo vem fazendo para impulsionar a rapidez em suas entregas, ampliando a rede com a inclusão de iFood e B2W/Americanas, em adição a Rappi e Cornershop.

Quanto ao e-commerce do Grupo Éxito, as vendas omnichannel na Colômbia atingiram penetração de 12,6% no trimestre. No primeiro semestre deste ano foram quase 71 milhões de visitas aos sites éxito.com e carulla.com.

O volume bruto de mercadorias (GMV, na sigla em inglês) das operações online do GPA Brasil marcou R$ 428 milhões no trimestre. O grupo destaca que esse é um nível superior o GMV do último trimestre de 2020, que teve efeitos sazonais como Natal e Black Friday.

O Ebitda (resultado operacional medido pelo lucro antes de impostos, juros, amortização e depreciação) ajustado somou R$ 899 milhões, recuo de 7,7% na comparação ano a ano. Enquanto a margem Ebitda ajustada foi de 7,6% no trimestre em análise, ficando praticamente em linha em relação ao mesmo período do ano anterior.

A companhia encerrou o trimestre com uma dívida líquida de R$ 4,65 bilhões, contra R$ 9,46 bilhões no mesmo período do ano passado. A relação dívida líquida/Ebitda ajustado foi de 1,7 vez.

Os investimentos brutos totalizaram R$ 261 milhões, sendo R$ 189 milhões no Brasil e R$ 72 milhões no Grupo Éxito.

Foto: GPA/Divulgação

Compartilhe: