O ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, anulou nesta segunda-feira, 8, as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva relacionadas às investigações da Operação Lava Jato.
Desse modo, o ex-presidente não se enquadra mais na Lei da Ficha Limpa e volta a ser elegível, podendo, portanto, disputar as eleições de 2022, se assim desejar.
Ao fazer a decisão sobre o habeas corpus de Lula, Fachin declarou que a 13ª Vara Federal de Curitiba não possuía competência para julgar os processos da Lava Jato (do tríplex do Guarujá/SP, do Instituto Lula e do sítio de Atibaia/SP). Desse modo, caberá à Justiça Federal do Distrito Federal analisar os três casos.
O mercado, porém, reagiu negativamente. A Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, que já vinha em queda nesta segunda-feira, teve seu movimento decrescente ainda mais acentuado após divulgação da notícia.
Por volta das 17h, o principal índice da B3, o Ibovespa, caía mais de 3% com a decisão do STF, ficando em 110.872 pontos, enquanto o dólar subia 1,70%.
Foto: Getty Images