A plataforma de e-commerce norte americana Etsy (Nasdaq: ETSY) anunciou nesta segunda-feira, 28, a aquisição da Elo7, marketplace brasileiro de produtos artesanais, por US$ 217 milhões, cerca de R$ 1,07 bilhão, marcando a entrada da americana no mercado brasileiro.
O valor da transação ainda está sujeito a ajustes relativos ao capital de giro da Elo7, despesas da transação, caixa, endividamento e prêmios patrimoniais que a Etsy concederá a funcionários do Elo7 que atuaram na aquisição.
Assim que finalizada a operação, o que deve acontecer no terceiro trimestre deste ano, a empresa brasileira continuará sediada em São Paulo e operará como um mercado independente.
O marketplace da Elo7 conecta cerca de 1,9 milhão de compradores ativos com aproximadamente 56 mil vendedores ativos.
Atualmente, possui em torno de 8 milhões de itens para venda, sendo que a maioria destes são feitos sob encomenda.
A plataforma conta com mais de 40 categorias de varejo, como itens para casamento, bebês, decoração para casa e festas infantis.
Trata-se da segunda aquisição da Etsy em menos de um mês.
Em junho, comprou o Depop, um aplicativo de venda de roupas focado em adolescentes e jovens, por US$ 1,62 bilhão, sendo a maior operação da companhia desde a sua abertura de capital em 2015.
Em comunicado enviado à imprensa, Josh Silverman, CEO da Etsy, afirmou que a “Elo7 é a Etsy do Brasil” e que ambas possuem propósitos e modelos de negócios semelhantes.
“Estamos empolgados em trazer outro mercado único para a família Etsy. Esta transação estabelecerá uma base para nós na América Latina, uma região de comércio eletrônico pouco penetrada onde a Etsy atualmente não tem uma base de clientes significativa”, afirmou.
Enquanto isso, Carlos Curioni, CEO da Elo7, comentou que “a Etsy sempre foi uma inspiração e uma referência” e afirmou estar entusiasmado em continuar sua jornada de crescimento como parte da empresa americana.
Foto: Elo7/Divulgação