O Itaú comunicou que, a partir de 5 de agosto, haverá alta na taxa de financiamento imobiliário tradicional. A medida, no entanto, só valerá para novas contratações.
→ Leia também: Banco Santander eleva a taxa mínima de financiamento imobiliário
O maior banco privado do país informou que a modalidade de crédito imobiliário tradicional passou para 7,80% ao ano para os clientes Uniclass e de agências.
Já para os consumidores Private ou Personalitté, a taxa subiu para 7,30% ao ano mais a Taxa Referencial (TR), hoje zerada.
Antes, a taxa começava a partir de 6,9% ao ano, com atualização do saldo devedor pela TR.
Por outro lado, o Itaú diminuiu a taxa de financiamento imobiliário com juros da poupança, passando para 3,45% ao ano mais o rendimento da poupança – que hoje é de 70% da Selic – e mais a variação da TR. Anteriormente, essa taxa era de 3,95% a.a. mais o rendimento da caderneta.
Dessa forma, com a alteração, o total da modalidade de crédito imobiliário com juros da poupança fica em 6,43% ao ano.
O banco destaca que os contratos vigentes não sofrerão alterações.
Vale lembrar que, a partir desta terça-feira (3), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central começará a reunião de dois dias para decidir o futuro da taxa básica de juros do Brasil, a Selic. A expectativa do mercado é que a entidade suba a taxa entre 0,75% e 1%. Abra aqui e veja mais detalhes sobre o Boletim Focus.
Foto: Itaú/Divulgação