Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Cemig informa que revisão tarifária de gás canalizado será antecipada

A proposta é antecipar o encerramento do atual ciclo tarifário até 31 de dezembro deste ano, iniciando um novo ciclo no dia 01 de janeiro de 2022

Gasmig (Companhia de Gás de Minas Gerais), controlada pela Cemig (CMIG4), comunicou na última sexta-feira, 18, que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais irá realizar um pregão eletrônico para a prestação de serviços especializados de consultoria regulatória para revisão tarifária do serviço de distribuição de gás natural canalizado 

No fato relevante, a companhia propõe a antecipação do encerramento do atual ciclo tarifário até 31 de dezembro deste ano, iniciando um novo ciclo quinquenal no dia 01 de janeiro de 2022. 

De acordo com a empresa, o governo mineiro compreende que as ocorrências vividas em 2019 e 2020 mostraram-se absolutamente imprevisíveis em relação aos cenários que antecederam a última RTP para o ciclo 2018-2022. 

Segundo o texto, os efeitos da pandemia de covid-19 e do deslizamento da barragem da Vale S.A. em Brumadinho (MG) levaram ao aumento nas tarifas e redução no consumo. 

“Em vista dos impactos negativos vivenciados, compreende-se que a antecipação de um novo processo de revisão tarifária favorecerá o equilíbrio econômico-financeiro da concessão, além de possibilitar o reposicionamento tarifário da concessionária com vistas à modicidade.” 

Com o anúncio, as ações da Cemig recuaram, liderando as maiores quedas no pregão desta segunda-feira, 21.

Às 14h (horário de Brasília), estavam em uma queda de 2,49%, cotadas a R$ 12,94.

 Foto: Twitter/Reprodução

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.