Futuros americanos operam em alta nesta segunda-feira, 21, enquanto as bolsas europeias sinalizam um dia entre altas e baixas e as bolsas asiáticas fecham no vermelho.
Na sexta-feira, 18, as bolsas americanas fecharam em queda após o presidente do Fed de Saint Louis, Jim Bullard, afirmar em entrevista à rede de notícias CNBC, a possibilidade de alta nas taxas de juros já em 2022. Isso depois que a autoridade monetária já havia adiantado a data original de 2024 para 2023, na quarta-feira.
Os investidores digeriram mal a informação e a aversão ao risco imperou no mercado financeiro de Nova York. Nesta segunda, o mercado aguarda por novas falas de autoridades do Fed. Robert Kaplan, presidente do Fed de Dallas e James Bullard, presidente do Fed de Saint Louis.
O avanço da vacinação no país contribui para que a política monetária saia de uma posição mais acomodatícia, conforme a economia se normaliza por lá. Até 19 de junho, 52,85% da população dos Estados Unidos havia sido vacinada, segundo dados oficiais compilados pelo site Our World in Data.
Nesta semana, a agenda econômica reserva a divulgação da revisão do PIB do primeiro trimestre do país, estimativas do consenso Refinitiv mantém a posição de alta de 6,4% já vista anteriormente. Também está na agenda a divulgação do PCE, um dos indicadores de inflação por lá.
Do outro lado do mundo, as bolsas asiáticas fecharam em sua maioria em queda, com Tóquio liderando as perdas. Isso depois de o Banco do Povo da China (BC chinês) anunciar a manutenção de suas taxas de juros de referência, para empréstimos de curto e longo prazos, pelo 14º mês consecutivo.
Conhecidas como LPRs, a taxa chamada LPR de um ano permaneceu em 3,85% e a LPR para empréstimos de cinco anos ou mais longos ficou em 4,65%, como esperava o mercado.
Também por lá, o preço do minério de ferro desabou 8,79% na bolsa de Dalian, conforme a China mantém a pressão para controlar os preços. Outro ativo que desabou pelos mesmos motivos é o Bitcoin, que caía mais de 5% nesta manhã.
A China aumentou sua repressão a moeda virtual com a proibição da mineração em uma província do sudoeste do país.
Enquanto isso, o petróleo apresenta novas altas em meio as negociações com o Irã, que se arrastam cada vez mais e atrasam o retorno das exportações do país ao comércio. O tipo WTI sobe 0,42%, a US$ 71,92 o barril e o tipo Brent, +0,34% a US$ 73,76 o barril.
Cenário interno
No Brasil, o mercado deverá acompanhar o desenrolar da CPI da pandemia, com o depoimento do ministro da saúde Marcelo Queiroga marcado para hoje.
Também nesta segunda está prevista a apreciação da Medida Provisória (MP) para a privatização da Eletrobras na Câmara dos Deputados. Caso aprovado, o texto seguirá para a sanção do presidente Jair Bolsonaro.
Atenção especial para a forte queda no preço do minério de ferro. As ações das empresas mineradoras e siderúrgicas devem responder negativamente no pregão do dia.