Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Bolsas internacionais caem nesta quarta-feira, a espera da Ata do Fed

No Brasil, o dia reserva o depoimento do ex-ministro da saúde Eduardo Pazuello, na CPI da Covid-19.

Os índices futuros americanos apresentaram queda na terça-feira e amanhecem nesta quarta-feira, 19, com o mesmo ritmo do dia anterior.

A aceleração da inflação e os novos casos de coronavírus pelo mundo preocupam os investidores em relação a recuperação econômica do país e o destino da política monetária do Federal Reserve.

Isso porque o Fed mantém o discurso de que as pressões sobre a alta nos preços do país são transitórias, de modo que não representam uma ameaça de longo prazo e a política acomodatícia seguirá por algum tempo.

Mesmo assim, os investidores continuam receosos e aguardam a Ata do Comitê que sairá hoje às, 15h00, para ter mais indicativos sobre as perspectivas.

Enquanto isso, as bolsas asiáticas fecharam o dia com sinais mistos e as bolsas europeias abriram em queda. Neste último caso, as baixas aconteceram após a divulgação do índice de inflação (CPI), que acelerou para 1,6% na zona euro e 2,0% na União Europeia, em abril. 

Cenário brasileiro

Por aqui, a terça-feira ficou marcada pelo depoimento do ex-chanceler Ernesto Araújo na CPI da Covid-19. Araújo responsabilizou o Ministério da Saúde pela escassez de vacina e disse que buscou no exterior insumos para fabricar cloroquina a pedido da mesma pasta, comentando que o presidente Jair Bolsonaro participou da busca.

Por outro lado, Araújo declarou que não comunicou sobre a carta da Pfizer, que tratava da compra de vacinas, ao Bolsonaro porque “presumia que o presidente da República já soubesse”.

Nesta quarta-feira, 19, será a vez do ex-ministro da saúde Eduardo Pazuello, ser interrogado pela comissão parlamentar de inquérito. Pazuello deve utilizar o direito de ficar em silêncio em algumas respostas, garantido pelo Habeas Corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal na passada.

Quanto ao depoimento da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Mayra Pinheiro,  está marcado para amanhã, sem o mesmo direito ao silêncio.

O mercado segue atento também a votação da MP de privatização da Eletrobras que deve acontecer hoje, na Câmara dos Deputados. Depois, o Senado terá até o dia 22 de junho para analisar o texto.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.