Bolsas globais sinalizam dia positivo na volta do feriado

Indicadores de atividade econômica da China e da Zona do Euro vieram acima do esperado e esquentaram os ânimos dos investidores

Junho já começou com os mercados mais otimistas, isso porque maio terminou com o Ibovespa em 126k,  surpreendendo grande parte dos analistas, visto que históricamente, trata-se de um mês mais negativo. 

Nesta terça-feira, 1º de junho, as bolsas asiáticas fecharam em alta, com o otimismo renovado após indicadores chineses sinalizarem retomada da atividade econômica. O PMI (índice de gerente de compras) da indústria subiu a 52,0 no mês passado, nível mais elevado desde dezembro, ante 51,9 em abril.

Isso quer dizer que a atividade industrial da China expandiu em maio, em ritmo mais forte, com aceleração tanto da demanda doméstica quanto para exportação. Tudo isso em meio aos altos preços das matérias-primas e problemas na cadeia de oferta.

O índice Shanghai composto, da China continental, fechou com alta de 0,26% na terça, enquanto que o componente Shenzhen, também da China, subiu 0,256%.

Enquanto isso, as bolsas europeias e os futuros americanos voltam do feriado apresentando altas. A atividade industrial da zona do euro expandiu a um ritmo recorde em maio, no entanto, a inflação do mesmo período ficou acima da meta do Banco Central Europeu, acentuando o desafio das autoridades de melhorar a economia como um todo.

Por falar em inflação, apesar da alta dos preços dos Estados Unidos, apresentada na divulgação do PCE na semana passada, o rendimento dos títulos do Tesouro americano tiveram em sua maioria quedas antes do final de semana prolongado pelo feriado do Memorial Day.

As commodities, com destaque para o petróleo, avançam no dia de hoje. A OPEP+ prevê um novo aperto na oferta do óleo, a medida que o otimismo com a recuperação econômica segue em alta nos países que estão com a vacinação avançanda. Entretanto, fica a tenção para o risco de inflação dos preços, dado o histórico recente.

Cenário interno 

No Brasil, os números de contágio e mortes por Covid-19 continuam em alta, aumentando a preocupação de uma terceira onda da pandemia.

Na política, a CPI da Pandemia ouve a médica Nise Yamaguchi nesta terça-feira. Ontem, o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues, comentou que o colegiado deve convocar o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Rogério Caboclo, após o Brasil declarar que vai sediar a Copa América, com início marcado para 13 de junho.

Na agenda econômica, às 9h terá divulgação do PIB brasileiro do primeiro trimestre.

Compartilhe:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.