Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Banco Central suspende pagamentos via WhatsApp

[vc_column width=”1/1″][vc_column_text css=”.vc_custom_1580925754915{padding-right: 13% !important;padding-left: 13% !important;}”]

Após uma semana de lançamento no Brasil, o serviço de pagamentos online via WhatsApp foi suspenso ontem por decisão do Banco Central, que alega que a realização de transações sem a supervisão adequada do regulador pode causar “danos irreparáveis” ao Sistema de Pagamentos Brasileiro.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, fará uma reunião virtual nesta quarta-feira, 24, com os executivos do Facebook e do WhatsApp, destaca o jornal Valor Econômico.

Vale ressaltar que o Brasil é o primeiro país a receber a tentativa de serviço de pagamentos do aplicativo de mensagens. Desde o dia 15, estavam sendo feitas transações pela nova plataforma, com a participação da credenciadora Cielo e dos emissores de cartões Banco do Brasil, Nubank e Sicredi, além das bandeiras Visa e Mastercard.

A decisão da autarquia monetária agradou os concorrentes, uma vez que pediam ao BC a supervisão do regulador para a operação e também levantavam a bandeira de que ela poderia ser considerada anticompetitiva. Em contrapartida, causou indignação aos participantes do serviço, por conta da interferência e desincentivo à inovação, diz o Valor.

“A motivação do BC para a decisão é preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato”, disse a autarquia.

Foto: Dado Ruvic/Reuters

[/vc_column_text][/vc_column]

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.