Aversão ao risco cai e bolsas internacionais sobem nesta quarta

Preço do petróleo e cotação das criptomoedas também sinalizam recuperação no dia de hoje.

Bolsas europeias e futuros americanos sinalizam um dia em alta, com os investidores animados após discursos de representantes do Fed reiterarem que as pressões inflacionarias são transitórias. Pelo mesmo motivo, as bolsas asiáticas fecharam em sua maioria no campo positivo.

Uma dessas falas aconteceu na terça-feira, quando Richard Clarida, do Fed, afirmou que o banco central americano tem capacidade para lidar com a alta de inflação sem prejudicar a recuperação econômica dos Estados Unidos. Ainda assim, investidores seguem atentos a qualquer possibilidade de mudança no curto prazo. 

Os rendimentos dos títulos do Tesouro americano reduziram a alta nesta quarta-feira, 26. O petróleo está estável e o Bitcoin se recuperou, voltando a valer mais de US$ 40 mil. Já o minério de ferro segue em queda com a pressão da China, que vem tentando controlar os preços da commodity.

Por falar em China, após o vice-premiê chinês Liu He afirmar na sexta-feira, 21, que é necessário “controlar a mineração de Bitcoin e o comportamento comercial”, nesta terça foi a vez da Mongólia.  As autoridades do país estão propondo punições para empresas e indivíduos envolvidos na mineração de moedas digitais.  

Cenário interno 

Nesta quarta-feira não haverá depoimentos na CPI da Covid, no lugar, senadores discutirão sobre quais serão os próximos passos da investigação. O colegiado vai votar se convoca o 2º escalão da Saúde e se convida governadores e prefeitos a depoir.

Ontem, a Secretária da Saúde Mayra Pinheiro declarou que a pasta não recomendou uso de cloroquina, mas sim orientou, levantando questionamentos sobre questões de semântica para dizer a mesma coisa. Também entrou em contradição com o depoimento de Pazuello sobre o oxigênio em Manaus, dizendo que o ex ministro soube antes do dia 10 de janeiro sobre o desabastecimento do estado.

Ainda no campo político, investidores acompanham o desenrolar das reformas administrativa e tributária, e também a última fala do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sobre prorrogar o auxílio emergencial por mais 1 ou 2 meses, enquanto Paulo Guedes afirma que a prorrogação ou não dependerá da pandemia.

Falando em pandemia, chegou em São Paulo um lote com 3 mil litros de insumos para a CoronaVac, que estava com a produção parada desde o dia 14 por falta de insumos.

Na agenda econômica tem a divulgação da taxa de desemprego (PNAD) e a sondagem da indústria.

Compartilhe:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.