Após euforia na véspera, mercado global segue estável à espera do discurso do presidente do Fed

No Brasil, as atenções se voltam para a divulgação do IPCA-15, pela arrecadação federal e sondagem do consumidor

Unsplash

Os mercados globais seguem próximos da estabilidade nesta quarta-feira, 25, após forte alta na véspera.

Os investidores aguardam por mais informações sobre os próximos movimentos do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em relação aos estímulos monetários à economia dos Estados Unidos.

Enquanto isso, na Ásia, as bolsas fecharam em alta depois que o Banco Central da China aumentou o financiamento de curto prazo para aliviar preocupações com o aperto da liquidez. Contudo, os setores financeiro, de tecnologia e imobiliário ainda chamam atenção e acabaram limitando os ganhos.

Já as bolsas europeias e os futuros americanos seguem estáveis, antes do simpósio de Jackson Hole, que contará com o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell.

As empresas de tecnologia interromperam o pessimismo e contribuíram com a puxada da alta de ontem. No entanto, as atenções permanecem, já que a China mantém suas pressões regulatórias sobre o setor.

Além disso, os investidores ainda aguardam pela votação dos pacotes de infraestrutura e de ajuda do presidente dos EUA, Joe Biden. Vale lembrar que o Senado já aprovou o texto e agora falta ser aprovado na Câmara. O que se discute agora é um pacote maior de US$ 3,5 trilhões, que permitiria aumentar os gastos com creches, educação e outros programas sociais e elevaria impostos sobre ricos e empresas. 

Por sua vez, as commodities se recuperam gradativamente. Após a forte alta de ontem, o petróleo sobe nesta quarta, ainda refletindo uma possível maior demanda por conta do aumento na vacinação. O minério de ferro também segue em alta em relação à expressiva queda da semana passada, após a China anunciar a reabertura dos portos por lá.

No Brasil, as atenções se voltam para a divulgação do IPCA-15, que sairá às 9h (horário de Brasília) e também pela arrecadação federal e sondagem do consumidor. Além disso, os investidores deverão repercutir as falas do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmando uma melhora fiscal. Hoje, ele participará de uma palestra sobre regulação do sistema financeiro.

Na agenda econômica nos EUA tem a divulgação do estoque de petróleo, marcada para às 11h30 (horário de Brasília).

Compartilhe:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.