A empresa de gestão ambiental Ambipar informou na última quarta-feira, 18, que apresentou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) um pedido de oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de sua subsidiária Environmental ESG Participações.
A companhia atua na consolidação de atividades do segmento de soluções ambientais relacionadas a gestão e valorização de resíduos pós e pré-consumo e gestão de gases do efeito estufa e originação de créditos de carbono.
Segundo o comunicado, a operação foi aprovada por meio de uma assembleia geral extraordinária da ESG realizada ontem, assim como o pedido de adesão ao segmento do Novo Mercado da B3.
Por conta da preparação da oferta, a então presidente da Ambipar, Izabel Cristina Andriotti Cruz de Oliveira, renunciou seu cargo para ocupar o comando da ESG. Enquanto isso, Leon Tondowski foi eleito o novo CEO da líder de gestão ambiental.
De acordo com o prospecto preliminar, os recursos da da oferta serão utilizados para:
- Otimização de estrutura de capital
- Expansão orgânica
- Potenciais aquisições
Contudo, informações como quantidade inicial de ações, ticker de negociação e datas relacionadas ao IPO serão anunciadas pela ESG em outro momento.
“A efetiva realização da oferta e a definição sobre seu volume estão sujeitas, dentre outros fatores, à obtenção das aprovações societárias competentes, às condições políticas e macroeconômica favoráveis, ao interesse de investidores e demais fatores alheios à vontade da Ambipar e da ESG”, ressalta o comunicado.
Foto: Ambipar