Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Ibovespa cai 2,48% em agosto, PIB do Brasil, indicadores econômicos e o que move o mercado hoje

Foto: Getty Images

Ibovespa, principal indicador da B3, encerrou em queda de 0,80% no pregão desta terça-feira, 31, aos 118.781,03 pontos. Com isso, o índice finalizou o mês de agosto com uma desvalorização de 2,48%. 

O indicador foi pressionado pelas ações da Petrobras (PETR4), que recuaram 3,89% após o presidente Jair Bolsonaro dizer que irá “trabalhar o preço dos combustíveis”.  

Outras ações também ajudaram a puxar o índice para baixo, como os papéis da Vale (VALE3), que caíram 1,72%, além das empresas siderúrgicas e de consumo. 

Os riscos fiscais também continuam rodeando o cenário doméstico e prejudicaram o desempenho do Ibovespa, com a queda das commodities devido à maior regulação chineses e aos números da atividade chinesa virem abaixo do esperado. 

Os investidores ainda terão no radar as questões dos precatórios e o quanto estas impactarão no cumprimento do teto de gastos.  

Outro fator de atenção é o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2022, que foi enviado no último dia de agosto pelo governo ao Congresso. 

Do lado de fora, o mercado externo ficou entre ganhos e perdas, com os investidores analisando os indicadores econômicos e as falas de representantes dos bancos centrais sobre suas estratégias de políticas monetárias e de estímulos.  

Agenda Econômica 

No primeiro dia de setembro, os investidores devem acompanhar a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB), que sairá às 9h (horário de Brasília). 

Enquanto isso, na agenda econômica externa, teremos os dados de emprego no setor privado dos Estados Unidos, além dos Estoques de Petróleo e do PMI industrial.  

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.