O Ibovespa, principal indicador da B3, encerrou em forte queda de 1,73% no pregão desta quinta-feira, 26, aos 118.723,97 pontos, com o mercado externo cauteloso aguardando o discurso de Jerome Powell, presidente do Banco Central americano.
Enquanto isso, por aqui, os investidores seguem preocupados com a tensão política, riscos fiscais e a crise hídrica.
Além disso, alguns indicadores importantes nos Estados Unidos e no Brasil viram abaixo do esperado.
O Produto Interno Bruto (PIB) americano cresceu a uma taxa anualizada de 6,6% no segundo trimestre deste ano em relação aos três meses anteriores, de acordo com a segunda estimativa divulgada escritório de estatísticas do BEA (Bureau of Economic Analysis), do Departamento de Comércio do país.
O resultado ficou levemente abaixo da previsão de alta de 6,7% projetada pelo mercado, segundo dados compilados pela Refinitiv.
Já o número de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA na semana encerrada em 21 de agosto superou as expectativas e ficou em 353 mil, conforme dados com ajustes sazonais publicados pelo Departamento do Trabalho americano.
Outro fator que voltou ao radar foi a pressão geopolítica, com atentados terroristas no aeroporto de Cabul, no Afeganistão, que está sendo reivindicado pelo grupo Estado Islâmico.
Do lado de cá, as preocupações a respeito da crise hídrica e seus impactos na inflação seguem aumentando.
Entre os indicadores, ontem tivemos a divulgação dos números do mercado de trabalho pelo Caged, que mostrou a abertura de 316.580 vagas de trabalho formal em julho, acima da projeção dos analistas consultados pela Refinitiv, de 250 mil postos.
Como destaque de quedas, as construtoras e as empresas do setor de shoppings caíram em meio às perspectivas de alta de juros, com foco para os ativos da Cyrela (CYRE3), com baixa de cerca de 5,94%.
Agenda Econômica
Para esta sexta-feira, 27, na agenda econômica interna, teremos a divulgação da sondagem da indústria e das indústrias de transformação.
Nos Estados Unidos, será publicado o deflator do PCE de inflação do país. Ao final do dia, ocorrerá a fala de Powell, do Federal Reserve (BC americano), no simpósio político de Jackson Hole.