A Gol anunciou a expansão de sua cooperação comercial com a American Airlines por meio de um acordo de codeshare (compartilhamento de voos) exclusivo pelos próximos três anos.
→ Leia também: Demanda por voos da Gol cresceu 84,7% em agosto; oferta subiu 83%
Como parte do acordo, a companhia brasileira receberá da American um investimento em equity de US$ 200 milhões (cerca de R$ 1,05 bilhão).
Em nota enviada à CVM, a aérea diz que essa exclusividade permite que o acordo exceda os termos da parceria de codeshare existente entre a Gol e a companhia estadunidense, aumentando as oportunidades de viagens aos seus passageiros e a posição competitiva da Gol nas rotas que conectam às Américas do Sul e do Norte.
Os voos da parceria atualmente operam nos hubs da Gol em São Paulo (GRU) e no Rio de Janeiro (GIG), integrando 34 opções de rotas brasileiras e internacionais, como é o caso de Montevidéu, no Uruguai.
O codeshare está em vigor desde fevereiro de 2020, representando a maior malha aérea das Américas e permite que os clientes da companhia se conectem a mais de 30 destinos nos Estados Unidos.
A conclusão do acordo e o investimento em equity estão sujeitos a certas condições, incluindo assinatura e entrega da documentação definitiva e outras condições usuais de operações desse porte.