Azul (AZUL4) vê aumento de demanda e oferta em janeiro, mas taxa de ocupação cai

O ferta total subiu 23,5% no mês passado ante o mesmo intervalo de 2022, para 4 bilhões.

Foto: Shutterstock/Miguel Lagoa

A Azul (AZUL4) encerrou o primeiro mês de 2023 com alta tanto na oferta quanto na demanda. Em comunicado enviado ao mercado na noite desta quinta-feira (9), a companhia informou que a demanda total, conhecida pela sigla RPK – indicador obtido a partir da multiplicação do número de passageiros pelo total de quilômetros voados – atingiu 3,3 bilhões em janeiro, uma alta de 21,3% na comparação anual.

A oferta total, por sua vez, que é medida pelo indicador ASK – número de assentos disponíveis multiplicado pelos quilômetros voados – subiu 23,5% no mês passado ante o mesmo intervalo do ano anterior, para 4 bilhões.

Embora tanto a demanda quanto a oferta tenham aumentado em janeiro, a taxa de ocupação total caiu 1,5 p.p (ponto percentual) na comparação com o mesmo mês de 2022, a 82,3%.

“Nós não poderíamos estar mais entusiasmados com o início do ano, tendo em vista a tendência positiva na demanda e receita. Esperamos que essa tendência continue, na medida em que oferecemos uma experiência única aos nossos clientes, de alto nível e que foi a mais pontual do mundo em 2022”, afirmou John Rodgerson, CEO da Azul, no comunicado.

Voos

Nos voos domésticos, a demanda aumentou 6,5% na base anual, para 2,5 bilhões, enquanto a oferta atingiu 3,1 bilhões, uma alta de10,2% na mesma base comparação. A taxa de ocupação caiu 2,9 p.p no período ante o mesmo mês de 2022, a 81,5%.

No segmento internacional, a demanda atingiu 736 mil em janeiro, uma elevação de 137,3% na comparação anual, enquanto a oferta subiu 121,4% na mesma base de comparação, para 862 mil. A taxa de ocupação nos voos alcançou 85,4% no período, uma alta de 5,7 p.p.

⇨ Acompanhe as notícias de mais de 30 sites jornalísticos de graça! Inscreva-se no TradeMap!

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 20 de maio

Nesta terça-feira (20) o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados. Veja os principais eventos do dia e suas possíveis consequências: Terça-feira

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.