Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Apostando em energia renovável, Copel (CPLE6) compra dois complexos eólicos por R$ 1,8 bilhão

Com essa aquisição, a fonte eólica passa a representar 17% do portfólio de geração da companhia

Foto: Shutterstock

Como parte da estratégia de crescer em energia renovável e diversificar sua matriz de geração, a Copel (CPLE6) anunciou a aquisição, por meio de sua subsidiária Copel Geração e Transmissão (GeT), dos complexos eólicos de Santa Rosa & Mundo Novo e Aventura, detidos pela EDP Renováveis Brasil, por R$ 1,803 bilhão.

Juntos, os complexos somam capacidade instalada de 260,4 MW (megawatts). Com essa aquisição, a capacidade instalada de geração eólica da Copel cresceu em 28% e a fonte eólica passa a representar 17% de seu portfólio de geração, reduzindo a exposição ao risco hidrológico.

Em fato relevante publicado na noite desta quinta-feira (6), a companhia ressaltou ainda que sua estrutura de gestão operacional otimizada permite sinergias com as demais empresas do grupo.

A Copel destaca que os complexos compreendem nove parques em operação localizados nos municípios de Touros e São Tomé, no Rio Grande do Norte, “região considerada como uma das melhores do mundo para a geração de energia de fonte eólica”, diz a companhia.

Cerca de 76,5% da energia produzida nos complexos já foi comercializada no ambiente regulado, enquanto 13,7% foram comercializados no ambiente livre, de modo que restam apenas 9,8% para novos contratos.

Vale ressaltar que a aquisição está sujeita à aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.