Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Após pedido do governo, Petrobras (PETR4) paralisará venda de ativos por 90 dias; ações caem

MME afirmou, porém, que estatal tem que respeitar regras de governança e compromissos já assumidos

Foto: Shutterstock/Saulo Ferreira Angelo

Em prol da reavaliação da política energética nacional, o Ministério de Minas e Energia solicitou à Petrobras (PETR4) que suspenda a venda de qualquer ativo por 90 dias, segundo comunicado enviado ao mercado nesta quarta-feira (1).

Após o novo governo tomar posse, a pasta pediu ao CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) que pudesse fazer uma avaliação do setor energético brasileiro.

Apesar do pedido, o ministério ressaltou que a decisão da Petrobras sobre a interrupção das vendas de ativos tem que respeitar as regras de governança da estatal, compromissos assumidos com entes governamentais e sem colocar em risco os interesses intransponíveis.

Diante disso, o conselho de administração da Petrobras ressaltou que analisará os processos em curso “sob a ótica do direito civil e dentro das regras de governança, bem como eventuais compromissos já assumidos, suas cláusulas punitivas e suas consequências, para que as instâncias de governança avaliem potenciais riscos jurídicos e econômicos”.

Leia também:

Na abertura do pregão, as ações preferenciais da companhia operavam em queda de 2,26%, a R$ 24,67, enquanto os papéis ordinários recuavam 2,05%, a R$ 28,16, com o mercado ainda digerindo a decisão do governo de colocar a Petrobras como parte da solução para a reoneração dos combustíveis.

⇨ Quer conferir quais são as recomendações de analistas para as empresas da Bolsa? Inscreva-se no TradeMap!

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.