Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Após decisão da Opep, Ibovespa encerra pregão em queda; petroleiras são destaque

Foto: Shutterstock/curraheeshutter

No último domingo (2), a Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) anunciou uma redução na sua produção em cerca de um milhão de barris por dia.

Na prática, a medida pode trazer um aumento no preço do barril de petróleo – o que pode refletir, inclusive, na Petrobras, já que a estatal usa o mercado externo como base.

Por aqui, a notícia animou o setor petroleiro. As ações ordinárias e preferenciais da Petrobras (PETR3; PETR4) e a Prio (PRIO3) foram o grande destaque do pregão, com alta de 4,76%, 4,44% e 3,88%, respectivamente. Durante o dia, o ativo da 3R Petroleum (RRRP3) também ficou entre as maiores altas, mas devolveu parte dos ganhos.

Apesar desse forte avanço, o Ibovespa encerrou esta segunda-feira (3) em queda de -0,37%, aos 101.506 pontos. Os investidores ficaram cautelosos quanto à projeção altista da inflação apontada pelo relatório Focus de hoje e ainda repercute a proposta do novo arcabouço fiscal, anunciada na última semana.

Na lista das maiores baixas do dia, Lojas Renner (LREN3), Hapvida (HAPV3) e Grupo Soma (SOMA3) lideraram o ranking, com recuo de -7,00%, -6,49% e -5,80%, nessa mesma ordem.

Em relação ao cenário externo, os principais índices americanos fecharam em direções distintas:

  • Dow Jones: +0,98%
  • S&P 500: +0,37%
  • Nasdaq: -0,27%

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.