Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Americana KKR faz proposta para comprar controladora da TIM Brasil (TIMS3); ações disparam

Fundo de private equity estaria disposto a pagar 0,505 euro por ação ordinária da Telecom Italia, o que corresponde a um prêmio de 45%

Foto: TIM Brasil/Divulgação

O fundo de private equity KKR (Kohlberg Kravis Roberts) fez uma oferta não vinculante à Telecom Italia, dona da TIM Brasil, para adquirir a empresa por 10,8 bilhões de euros (cerca de US$ 12,2 bilhões) e fechar seu capital, o que a removeria da bolsa.

Em nota à imprensa, o grupo italiano apontou que o preço indicativo pela americana seria igual 0,505 euro por ação ordinária, o que corresponde a um prêmio de 45% em relação ao preço de fechamento dos papéis na sexta-feira, 19, na Bolsa de Milão, de 0,35 euro.

A manifestação de interesse, qualificada como “amigável” pela Telecom, estaria sujeita à condição de atingir o limite mínimo de adesão de 51% do capital social de ambas as categorias de ações.

Contudo, o fechamento da oferta está condicionado a um período de due diligence de quatro semanas, assim como à aprovação do governo italiano, que pode vetar a decisão.

Por conta da oferta, as ações da Telecom Italia (BIT: ITI) disparam no pregão desta segunda-feira, 22. Por volta das 9h (no horário de Brasília), os papéis decolavam mais de 27%, negociados a 0,44 euro.

Os ativos da TIM Brasil (TIMS3) encerraram a sessão de sexta-feira com alta de 5,15%, a R$ 13,48. Em um ano, os papéis acumulam avanço de 1% na B3.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.