O Walmart, uma das maiores redes de varejo dos Estados Unidos, passou a prever queda no lucro mesmo com o crescimento da receita, diante dos elevados níveis de inflação no país. A notícia pesa sobre os principais índices de ações americanos, que apontam para uma abertura em queda nesta terça-feira (26).
Segundo o Walmart, no ano fiscal que terminará em abril do ano que vem, o lucro operacional da empresa deve diminuir de 11% a 13% em relação ao ano fiscal anterior. Na estimativa anterior, divulgada em meados de maio, a companhia esperava que os resultados ficassem estáveis ou tivessem um pequeno aumento.
Em comunicado, o Walmart aponta que a redução nas expectativas de lucro deve-se aos cortes de preço voltados a incentivar a compra de produtos que estavam se acumulando nos estoques.
A rede de varejo disse que os clientes estão comprando mais comida do que outros itens, o que está afetando as margens de lucro.
“A inflação dos alimentos está em dois dígitos, e maior que no final do primeiro trimestre. Isto está afetando a capacidade dos nossos investidores de gastar em itens gerais e exigindo mais descontos para rodar o estoque, em particular o de vestuário”, disse a companhia.
A avaliação do Walmart reforça a percepção de que a inflação elevada nos EUA está minando a capacidade de consumo dos americanos – o que pode prejudicar os resultados das companhias e, em última instância, contribuir para uma recessão no país.
Vale mencionar que os principais índices acionários dos EUA fecharam a última sexta-feira (22) nos maiores níveis em quase um mês e meio.
Segundo o analista-chefe de mercados da CMC Markets, Michael Hewson, os investidores estão relutantes em apostar em mais avanços antes de conseguirem ter uma leitura mais ampla a respeito dos resultados das empresas americanas.
“Há um receio de que a força do dólar nos últimos três meses possa gerar algumas surpresas indesejadas nos resultados de várias gigantes de tecnologia”, afirmou. “A Microsoft já anunciou uma redução na previsão de receita, e o Walmart divulgou um alerta de lucro. Será que veremos mais, a começar pelo Google/Alphabet?”, acrescentou.
Por volta das 9h30, no mercado futuro, os índices Dow Jones e S&P 500 caíam 0,42%, enquanto o Nasdaq perdia 0,54%. As ações do Walmart recuavam 8,91% no pré-mercado.
⇨ Quer acompanhar as cotações das suas ações na B3 em TEMPO REAL? Inscreva-se no TradeMap!