Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Ações sobem no exterior após decisão da China impulsionar preço de commodities

Investidores, porém, seguem cautelosos antes do anúncio da decisão do banco central dos EUA na próxima quarta-feira

Foto: Unplash

As bolsas internacionais amanhecem com leve alta, depois de a China reduzir novamente taxas de juros – movimento que era esperado pelos investidores – e ajudar a manter as commodities em alta. O país é um grande consumidor de matérias-primas, e a redução nos juros por lá faz parte de um esforço do governo chinês para estimular a economia. Com isso, os investidores inferem que a tendência é o consumo das commodities aumentar, o que beneficia empresas do setor.

Os preços do minério de ferro negociado no mercado futuro da bolsa de Dalian subiram 0,89%. Outras commodities, como o cobre, também registravam alta de preço. O petróleo opera em baixa de 0,32%, a US$ 88,16 o barril, no caso do Brent, mas segue perto dos maiores níveis desde 2014,

O contraponto ao corte de juros na China é o aumento nos juros em outras grandes economias. Os investidores estão de olho na alta das taxas dos títulos de dívida dos Estados Unidos (os treasuries), que sobem puxadas por expectativas de que na próxima quarta-feira o banco central americano sinalizará mais aperto na política monetária do país.

A alta nos juros também é assunto na Europa. Os números de inflação no Reino Unido atingiram ontem seu nível mais alto em 30 anos, em 5,4%. Na Alemanha, também bateu recorde de três décadas, com 5,3%.

Apesar disso, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse que a instituição não precisa necessariamente seguir os passos do banco central americano e aumentar juros.

Por volta de 9h25 (de Brasília)< o índice Euro Stoxx 50, que reúne empresas da zona do euro, operava alta hoje, subindo 0,26%. Em Wall Street, os contratos futuros dos principais índices acionários também apontavam para cima. Nasdaq tinha a maior alta, de 0,88%, Dow Jones subia 0,4% e o S&P 500, 0,51%.

Divulgações

A temporada de balanços de grandes empresas continua. Os destaques de hoje são os resultados de Netflix e American Airlines. Até agora, das 46 empresas do S&P 500 que reportaram seus resultados, 78% superaram as expectativas do mercado.

Às 10h30 (de Brasília) será divulgado o número de pedidos de auxílio desemprego nos EUA. O dado pode servir como um termômetro para avaliar o mercado de trabalho no país.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.