Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

À espera de dados de inflação nos EUA, bolsas globais seguem estáveis

No Brasil, as atenções se voltam para a Câmara dos Deputados, com a possível votação em segundo turno da PEC dos precatórios

Foto: Austin Distel/Unsplash

Nesta terça-feira, 9, as bolsas globais sinalizam dia sem grandes oscilações, mas na direção de ganhos.

No continente asiático, os mercados fecharam no meio a meio, acompanhando o bom humor das bolsas americanas, que seguem estendendo os ganhos e reagindo à aprovação pelo Congresso do pacote de gastos com infraestrutura – que, por sinal, também será bastante positivo para as commodities brasileiras.

Por outro lado, os investidores ainda acompanham os problemas no setor imobiliário da China.

As bolsas europeias e os futuros americanos operam próximos da estabilidade. Os investidores deverão repercutir a divulgação do índice de expectativas econômicas da Alemanha, que subiu de 22,3 pontos em outubro para 31,7 pontos em novembro, interrompendo uma sequência de cinco quedas consecutivas, segundo pesquisa divulgada nesta terça pelo instituto alemão ZEW.

Em contrapartida, o índice de condições atuais, também medido pelo ZEW, apresentou piora, ao cair de 21,6 pontos em outubro para 12,5 pontos em novembro.

O mercado deverá continuar de olho nos últimos balanços corporativos, que vem ajudando o humor dos investidores por conta dos resultados fortes, além da redução das restrições de viagens, enquanto é aguardado novos dados de inflação nos Estados Unidos.

A agenda econômica reserva a divulgação dos dados de preços ao produtor de outubro, às 10h30 (horário de Brasília), e às 11h00, terá o discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

Em relação às commodities, o preço do barril do petróleo apresenta leve alta, enquanto o preço do minério de ferro cai. Quanto às criptomoedas, o Bitcoin registra fortes saltos, para além dos US$ 68 mil, estabelecendo novo recorde.

No Brasil, as atenções se voltam para a Câmara dos Deputados, com a possível votação em segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos precatórios, em meio ao impasse sobre o tema após Rosa Weber, ministra do STF, suspender o pagamento das Emendas de Relator.

No início da madrugada de hoje, abriu a sessão do plenário virtual do Supremo, para o julgamento da liminar da ministra que suspendeu os pagamentos.

Outro ponto de atenção é a temporada de resultados, com os investidores repercutindo mais de 14 companhias divulgando os seus números. Nesta terça-feira, teremos teleconferência dos resultados do BB e da Yduqs, enquanto a Gol e o BTG apresentam seus números antes da abertura dos mercados. Depois do fechamento, será a vez da Braskem, MRV, RD, Localiza, Carrefour, Aeris, Alupar, Iguatemi, Dotz, Mitre, Taurus, CSU, Santos Brasil e Sequoia divulgam seus resultados.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.