Vale a pena investir no Tesouro IPCA a 6%?

shutterstock/rafastockbr

O recente aumento nos rendimentos dos títulos do Tesouro atrelados à inflação levantou a questão: será que esses títulos não estão oferecendo retornos atrativos demais para serem ignorados? As NTN-B (Notas do Tesouro Nacional Série B) estão proporcionando um retorno anual próximo de IPCA+6%.

Investir no Tesouro IPCA+ com uma taxa de juros real de 6% pode ser uma oportunidade interessante, sim. Esse investimento, além de oferecer proteção contra a inflação, garante que seu dinheiro preserve o poder de compra ao longo do tempo.

O título prefixado com vencimento em 2031 alcançou 12,03% ao ano. Esse é o prêmio mais alto registrado para o papel neste ano.

Ele proporciona uma rentabilidade real muito atrativa, especialmente em cenários econômicos nos quais existem outras opções que oferecem retornos bem menores. Entenda mais a seguir!

O que é Tesouro IPCA?

O Tesouro IPCA é uma modalidade de título público emitido pelo Tesouro Nacional do Brasil, destinado a proteger o investimento contra a inflação. A sua rentabilidade é composta em duas partes:

Sendo a primeira a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que, na prática, é o que reflete a inflação; e a segunda parte é uma taxa de juros fixa estabelecida no momento da compra. 

O IPCA é o índice oficial de inflação no Brasil, e é calculado pelo IBGE, refletindo a variação dos preços de uma cesta de bens e serviços consumidos pelas famílias brasileiras.

Existem duas principais variações do Tesouro IPCA:

  1. Tesouro IPCA+:  Pagamento de juros e correção pela inflação ocorrem no vencimento do título;

  2. Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais: Paga cupons de juros a cada seis meses, além da correção do valor principal pela inflação até o vencimento.

Entenda se vale a pena investir no Tesouro IPCA

Investir no Tesouro IPCA pode ser uma decisão muito vantajosa para muitos investidores – especialmente para aqueles que buscam proteção contra a inflação e um retorno real garantido.

Ele é uma opção para quem busca por segurança, uma vez que é a combinação entre a correção pela inflação com uma taxa de juros fixa, e proporciona uma rentabilidade previsível (ideal para quem tem um planejamento financeiro a longo prazo).

Para avaliar se vale a pena ou não investir no Tesouro IPCA, destacamos alguns pontos que devem ser considerados, e que podem influenciar na sua decisão de investimento. Veja alguns aspectos que devem ser levados em conta:

Vantagens

  • Proteção contra a inflação

O Tesouro IPCA é vinculado ao IPCA, o que significa que o valor investido é corrigido pela inflação. Isso faz com que seu poder de compra ao longo do tempo se mantenha protegido.

  • Rentabilidade atrativa

Além da correção pela inflação, o Tesouro IPCA também oferece uma taxa de juros fixa, que é determinada no momento da compra do título. Isso proporciona um retorno real positivo. 

Ou seja, acima da inflação – o que é uma vantagem especialmente valiosa em um cenário em que as taxas de juros costumam ser baixas.

  • Segurança

Os Títulos do Tesouro Nacional são considerados investimentos de baixo risco, pois são garantidos pelo Governo Federal Brasileiro, o que oferece uma segurança adicional ao investidor. 

  • Flexibilidade

O Tesouro IPCA oferece diferentes prazos de vencimento, permitindo que dessa forma você escolha a opção que melhor esteja alinhada aos seus objetivos financeiros, sejam a curto, médio ou longo prazo.

  • Liquidez

Apesar da flexibilidade, idealmente é um investimento a ser realizado a longo prazo, pois o Tesouro IPCA possui uma liquidez diária, o que significa que você pode resgatar o seu investimento a qualquer momento (sujeito às condições de mercado).

Desvantagens

  • Volatilidade no curto prazo

Embora seguro a longo prazo, o Tesouro IPCA pode variar no valor de mercado por causa das flutuações nas taxas de juros e das expectativas de inflação, o que pode resultar em perdas se resgatado antes do vencimento.

  • Tributação

Os rendimentos do Tesouro IPCA são tributados pelo Imposto de Renda, com alíquota variável conforme o prazo de investimento, o que pode afetar a rentabilidade líquida, principalmente em investimentos de curto prazo.

  • Baixa liquidez em determinados momentos

Apesar da liquidez diária, o Tesouro IPCA em momentos de alta volatilidade do mercado, passa por dificuldades na hora da venda dos títulos a preços favoráveis. 

  • Rentabilidade limitada

Em um cenário de taxas de juros historicamente baixas, a rentabilidade oferecida pelo Tesouro IPCA pode ser menor em comparação a períodos com taxas mais altas. Esse fator afeta a atratividade do investimento.

  • Risco de mercado

Mesmo sendo um investimento de baixo risco, ainda sim está sujeito a riscos de mercado como: mudanças na expectativas econômicas, políticas monetárias e eventos geopolíticos. 

Acompanhe tudo no TradeMap

Com o TradeMap você pode acompanhar tudo o que acontece no mercado brasileiro e internacional, conectando o seu app com corretoras parceiras, consolidando sua carteira de investimentos e muito mais!

Baixe ou acesse o TradeMap e conte com a gente para otimizar os seus investimentos. 

Além disso, continue acompanhando os conteúdos do nosso blog, sempre publicamos atualizações do mercado e dicas para você gerir suas ações!

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos da próxima semana

Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   Segunda-feira (31/03/2025)   08:25 – BrasilBoletim FocusO Banco Central do Brasil divulgará o Boletim Focus às

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.