Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Ata do Fomc: economia dos EUA não atingiu ritmo de “melhora substantiva”

Os membros do comitê passaram a se preparar para uma redução gradual no ritmo de compra de ativos

Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) publicou nesta quarta-feira, 07, a ata da sua última reunião, mostrando que o ritmo de “melhora substantiva” na economia do país não alcançou o esperado. 

Na reunião, o comitê decidiu manter as taxas de juros de curto prazo próximas a zero. Entretanto, afirmou que a política econômica pode ser ajustada de outro modo nos próximos meses. 

A taxa de referência foi mantida em uma faixa entre 0% e 0,25%, de acordo com o estimado pelo mercado. 

Os membros projetaram dois aumentos dos juros em 2023, bem antes do previsto nas estimativas de março, que esperavam que a taxa básica ficaria próxima do zero até pelo menos 2024.  

Quanto ao ritmo de compras de ativos, os membros passaram a se preparar para uma redução gradual antes do previsto anteriormente. 

“Por uma questão de planejamento prudente, era importante estar bem posicionado para reduzir o ritmo de compras de ativos, se apropriado, em resposta a desenvolvimentos econômicos inesperados, incluindo um progresso mais rápido do que o previsto em direção às metas do Comitê ou o surgimento de riscos que possam impedir o cumprimento dos objetivos do Comitê”, destaca o documento. 

De acordo com a ata, vários participantes viram benefícios em reduzir o ritmo dessas compras mais rapidamente ou antes das compras de Treasuries, à luz das pressões de valorização nos mercados imobiliários. 

Por outro lado, muitos outros membros disseram que reduzir o ritmo das compras de Treasuries e MBS era preferível porque esta abordagem estaria bem alinhada com as comunicações anteriores do Comitê. 

Outra justificativa dada por estes foi que “as compras de títulos do Tesouro e MBS fornecem acomodação por meio de sua influência nas condições financeiras mais amplas”. 

Os integrantes do Fed também ajustaram suas projeções de crescimento econômico e aumento da inflação. 

Apesar de esperarem uma redução das pressões inflacionárias atuais nos próximos meses, o sentimento é que antes exista uma alta de 3,4% neste ano. 

Conforme o texto, nas próximas reuniões, os membros do Fed continuarão avaliando a evolução da economia ante as metas de pleno emprego e estabilidade de preços. 

“Além disso, os participantes reiteraram a intenção de avisar com bastante antecedência de um anúncio para reduzir o ritmo de compras.” 

Como o mercado reagiu 

Com a divulgação da ata, o Ibovespa, principal indicador da B3, acelerou alta, fechando o dia subindo 1,54%, aos 127.018,71 pontos. 

Nos EUA, o Dow Jones fechou em alta de 0,3%, a 34.681,79 pontos. 

Nasdaq registrou um leve aumento de 0,01%, a 14.665,1 pontos, enquanto o S&P 500 cresceu 0,38%, a 4.360,00 pontos. 

dólar comercial subiu 0,6%, sendo vendido a R$ 5,2403. 

 Foto: Getty Images

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.