Hoje (27), o mercado aguarda a divulgação de importantes indicadores econômicos dos Estados Unidos, que podem gerar grande volatilidade e influenciar as expectativas para a economia global, confira abaixo:
10h30 – PIB e Balança Comercial dos EUA (Prévia)
O BEA divulgará, às 10h30, a prévia de dois indicadores que podem agitar o mercado: o PIB do 3º trimestre de 2024 e a Balança Comercial de Bens de outubro. Esses dados têm o potencial de movimentar os mercados e influenciar as expectativas econômicas.
No 2º trimestre de 2024, o PIB dos EUA cresceu 2,8%. Um crescimento no próximo resultado pode sinalizar uma expansão econômica, com aumento na produção, consumo e investimento, o que, por sua vez, poderia gerar mais empregos e fortalecer a confiança dos investidores. Por outro lado, uma queda no PIB pode indicar uma desaceleração econômica, com possíveis ajustes na política monetária e impactos no mercado de trabalho.
Na última divulgação, o déficit da Balança Comercial foi de US$ 108,69 bilhões. Caso esse déficit se amplie no próximo relatório, isso poderia pressionar a economia e afetar o dólar. Por outro lado, se as exportações superarem as importações, a posição externa do país poderia melhorar, ajudando a fortalecer a economia.
12h00 – Inflação PCE dos EUA
O Departamento de Comércio divulgará hoje, às 12h00, a Inflação PCE de outubro. Na última divulgação, a variação mensal foi de 0,2%, e, em 12 meses, o índice ficou em 2,1%. O aumento do PCE indica que a inflação continua elevada, refletindo a alta nos preços de bens e serviços consumidos pelas famílias. Esse indicador é crucial para o Federal Reserve (Fed), que utiliza os dados do PCE para tomar decisões sobre a política monetária. Por outro lado, uma redução no PCE pode sinalizar uma desaceleração da pressão inflacionária, sugerindo que as medidas de combate à inflação estão surtindo efeito. Isso poderia levar o Fed a pausar ou ajustar suas políticas de aumento de juros.
Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap