Ibovespa sobe com varejo no radar; tensões comerciais aumentam no exterior

Shutterstock/metamorworks

O Ibovespa inicia esta sexta-feira (14) em alta de 0,80%, aos 126.637 pontos, enquanto os investidores digerem os dados de vendas no varejo de janeiro no Brasil. No cenário internacional, as tensões comerciais entre Estados Unidos e União Europeia ganham força após novas ameaças tarifárias de Donald Trump.

 

O presidente dos EUA sinalizou uma possível tarifa de 200% sobre bebidas alcoólicas importadas da União Europeia, em resposta às recentes sanções do bloco sobre aço e alumínio.

 

No Brasil, as vendas do comércio varejista recuaram 0,1% em janeiro ante dezembro, segundo o IBGE, em dados com ajuste sazonal. Na comparação anual, o setor registrou alta de 3,1%.

 

Entre as commodities, o minério de ferro avançou nos mercados de Dalian, na China. Já o petróleo sobe nesta sexta-feira, recuperando parte das perdas da sessão anterior, com o mercado ainda cauteloso sobre os desdobramentos da guerra na Ucrânia.

 

Por volta das 10h16, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:

Altas

• Automob (AMOB3): +4,17%

• Braskem (BRKM5): +3,09%

• CSN (CSNA3): +3,17%


Baixas

• LWSA (LWSA3): -4,69%

• Azzas (AZZA3): -3,38%

• Eletrobras (ELET6): -0,91%

 

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap. 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos da próxima semana

Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   Segunda-feira (31/03/2025)   08:25 – BrasilBoletim FocusO Banco Central do Brasil divulgará o Boletim Focus às

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.