Ibovespa recua, desemprego no Brasil diminui e ex-CEO da Americanas é detido

Shutterstock/Alf Ribeiro

Nesta sexta-feira, 28 de junho, o Ibovespa, principal índice da B3, encerrou o pregão com uma queda de 0,32%, alcançando 123.907 pontos. O desempenho foi influenciado por uma série de fatores econômicos e notícias que marcaram o dia.

O IBGE divulgou a taxa de desemprego no Brasil para o mês de maio. A desocupação de 7,1% no trimestre encerrado em maio de 2024 recuou 0,7 ponto percentual em relação ao trimestre de dezembro a fevereiro de 2024 (7,8%) e caiu 1,2 ponto percentual em comparação com o mesmo trimestre móvel de 2023 (8,3%).

No cenário internacional, os investidores acompanharam de perto os dados econômicos dos Estados Unidos. O núcleo do índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) desacelerou para 0,1% em maio ante abril, após ter se mantido em 0,3% por três meses, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (28) pelo Department of Commerce dos EUA.

Os preços nos Estados Unidos permaneceram praticamente inalterados em maio, enquanto os gastos dos consumidores aumentaram moderadamente, uma tendência que pode aproximar o Federal Reserve (Fed) do início dos cortes da taxa de juros este ano.

Outra notícia que tomou o destaque das mídias hoje foi a prisão do ex-CEO da Americanas (AMER3), Miguel Gutierrez, detido nesta manhã em Madri, na Espanha. Gutierrez teve seu nome incluído na lista vermelha de procurados pela Interpol após o mandado de prisão não ser cumprido uma vez que ele estava fora do país. As ações da Americanas encerraram o pregão de hoje caindo 2,50%, cotadas a R$ 0,39.

 

As listas das maiores altas e baixas da carteira do Ibovespa ficaram assim:

Altas

  • BRF (BRFS3): +2,81%
  • Marfrig (MRFG3): +1,56%
  • Bradespar (BRAP4): +1,37%
  • Petrorio (PRIO3): +1,34%
  • Petrobras (PETR3): +1,23%

Baixas

  • Azul (AZUL4): -6,02%
  • Cogna (COGN3): -5,85%
  • Yduqs (YDUQ3): -5,71%
  • Embraer (EMBR3): -5,42%
  • Assaí (ASAI3): -4,52%

EUA

Os principais índices de Nova York encerraram o dia em queda:

  • Dow Jones: -0,12%
  • Nasdaq: -0,71%
  • S&P 500: -0,41%

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.