Ibovespa recua com incertezas sobre tarifas e Focus no radar

Shutterstock/Andrey Tolkachev

O Ibovespa opera em queda de 0,74% nesta segunda-feira (10), aos 124.112 pontos, pressionado pelas preocupações com as tarifas comerciais dos Estados Unidos. Os investidores seguem cautelosos diante do risco de uma guerra comercial global e seus impactos na economia americana.

Na véspera, o presidente dos EUA, Donald Trump, evitou comentar sobre a possibilidade de recessão, em meio às medidas tarifárias contra México, Canadá e China, justificadas pela crise do fentanil.

No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa hoje, às 15h, da posse de Alexandre Padilha como ministro da Saúde e de Gleisi Hoffmann como ministra da Secretaria de Relações Institucionais.

Já o boletim Focus do Banco Central trouxe revisões para indicadores econômicos. A projeção para o IPCA em 2025 subiu de 5,65% para 5,68%, acima do teto da meta de 4,50%. Já a estimativa para a Selic no próximo ano foi mantida em 15% ao ano.

No mercado de commodities, os preços do petróleo operam próximos à estabilidade. Preocupações sobre o impacto das tarifas americanas no crescimento global e o aumento da produção da OPEP+ reduzem o apetite por ativos de risco.

 

Por volta das 10h28, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:

Altas

• Assaí (ASAI3): +2,06%

• Eneva (ENEV3): +2,06%

• SLC Agrícola (SLCE3): +1,36%


Baixas

• Auren (AURE3): -4,22%

• Automob (AMOB3): -3,85%

• Caixa Seguridade (CXSE3): -3,32%

 

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap. 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 28 de março

Nesta sexta (28), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   08:00Brasil –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.