O Ibovespa, principal índice da B3, encerrou esta sexta-feira (28) em queda de 1,60%, aos 122.799 pontos. O movimento de baixa foi impulsionado, em parte, pela reação negativa do mercado à nomeação de Gleisi Hoffmann como ministra de Relações Institucionais pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Analistas destacam que a trajetória política da presidente do PT, associada a políticas econômicas intervencionistas, pode ter gerado receios entre investidores quanto a possíveis mudanças nas diretrizes econômicas do governo.
No cenário internacional, o encontro entre o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, resultou em tensões. Zelensky pediu cautela na relação com a Rússia, enquanto Trump acusou o líder ucraniano de desrespeito. O embate elevou as preocupações com o cenário geopolítico, especialmente diante das implicações da relação entre os países envolvidos.
Entre os destaques positivos da sessão, as ações da Eletrobras (ELET3 e ELET6) figuraram entre as maiores altas do pregão. ELET3 avançou 2,60%, enquanto ELET6 subiu 1,70%, refletindo o acordo da companhia com o Governo Federal em relação à Ação Direta de Inconstitucionalidade que tratava do aumento do poder de voto da União.
Por outro lado, as ações da Marfrig (MRFG3) lideraram as perdas do pregão, recuando 10,15%. A queda ocorreu após a companhia informar que seus acionistas controladores passaram a deter diretamente 72,07% das ações ordinárias emitidas pela empresa.
As listas das maiores altas e baixas da carteira do Ibovespa ficaram assim:
Altas
• Marcopolo (POMO4): +2,80%
• Eletrobras (ELET3): +2,60%
• Localiza (RENT3): +1,81%
• Eletrobras (ELET6): +1,70%
• Embraer (EMBR3): +1,19%
Baixas
• Marfrig (MRFG3): -10,15%
• Braskem (BRKM5): -7,11%
• Vamos (VAMO3): -6,62%
• RaiaDrogasil (RADL3): -5,80%
• Yduqs (YDUQ3): -5,20%
EUA
Os principais índices de Nova York encerraram o dia em alta:
• Dow Jones: +1,39%
• Nasdaq: +1,63%
• S&P 500: +1,59%
Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.