Nesta quinta-feira, 03, o Ibovespa, principal índice da B3, opera em queda de 1,18%, alcançando os 131.944 pontos.
Os mercados internacionais iniciam o dia sob a pressão do aumento das tensões no Oriente Médio, especialmente entre Irã e Israel. Esse clima de incerteza se reflete nas quedas de futuros e índices acionários ao redor do mundo. No Brasil, às 10h30, o Ibovespa mostrava apenas quatro ativos em alta.
No cenário local, a atenção se volta para as falas do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que participará de dois eventos importantes hoje: uma palestra na Princeton University, às 13h30 (horário de Brasília), seguida por um evento promovido pela BlackRock e pelo Mercado Bitcoin, às 18h. As declarações de Campos Neto são aguardadas com grande expectativa pelos investidores, que buscam indícios sobre os próximos passos em relação à política monetária e à trajetória dos juros no Brasil. Ontem, o presidente do BC ressaltou que manter juros baixos em um contexto de alto risco fiscal pode agravar as pressões inflacionárias.
No mercado de commodities, os preços do petróleo operam em alta, impulsionados pelos conflitos no Oriente Médio, enquanto o minério de ferro permanece fora das negociações na China devido ao feriado da Semana Dourada.
Por volta das 10h30, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:
Altas
- Brava Energia (BRAV3): +0,51%
- Prio (PRIO3): +0,34%
- Santos Brasil (STBP3): +0,07%
Baixas
- Vamos (VAMO3): -5,47%
- Lojas Renner (LREN3): -3,27%
- São Martinho (SMTO3): -3,24%
EUA
Os principais índices de Nova York abriram o dia em queda:- Dow Jones: -0,46%
- Nasdaq: -0,18%
- S&P 500: -0,20%